Azul lança Wi-Fi a bordo gratuito e promete internet em 35 aviões
Wi-Fi da Azul terá internet com velocidade de 30 Mb/s; 17 aeronaves da companhia aérea já contam com o serviço

Wi-Fi da Azul terá internet com velocidade de 30 Mb/s; 17 aeronaves da companhia aérea já contam com o serviço
A Azul Linhas Aéreas anunciou nesta quinta-feira (17) a chegada oficial do serviço de Wi-Fi a bordo em suas aeronaves. Ao contrário da internet fornecida pela LATAM e Gol, o serviço da Azul será gratuito aos passageiros e já está disponível em 17 aviões da sua frota, com previsão para ampliação até o final do ano.
O acesso é feito via satélite, e a Azul afirma que a velocidade de acesso será em torno de 30 Mb/s. O serviço é prestado pela Viasat, que utiliza no Brasil o SGDC-1, da Telebras.
A companhia afirma que até o final do ano serão 35 aeronaves com o serviço Azul Wi-Fi, o que torna a disponibilidade do serviço um tanto limitada quando consideramos que a frota da Azul tem aproximadamente 140 aviões.
De acordo com a Azul, um diferencial é que toda a instalação do sistema será feita no centro de manutenção em Campinas, o que evita o envio da aeronave ao exterior para receber o sistema de internet a bordo.
Como aponta o Aeroin, a Azul pretende cobrir os custos do Wi-Fi com a veiculação de publicidade durante os voos, com inserções nas revistas, guardanapos, copos e vídeos. É um grande diferencial no comparativo com outras aéreas, que costumam cobrar pela internet.
Vale lembrar que algumas aeronaves da Azul também contam com TV ao vivo. O serviço é prestado em parceria com a Sky e a grade de programação possui canais abertos e pagos. A transmissão é feita nas telas individuais disponíveis para cada assento.
A Azul não é a única companhia a fornecer Wi-Fi a bordo aos seus passageiros: