Microsoft Store? Empresa fará outro evento após anúncio do Windows 11

Boatos circulam com mudanças na Microsoft Store, como desenvolvedores enviando apps Win32 sem compactação MSIX para a loja

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Microsoft Store (Imagem: reprodução/Microsoft)
Microsoft Store (Imagem: reprodução/Microsoft)

A Microsoft deve anunciar o Windows 11 no dia 24 de junho, mas também trará novidades para a loja oficial de apps e games para a plataforma da empresa, a Microsoft Store. Essa previsão vem de um convite para outro evento marcado quatro horas depois do começo do primeiro, desta vez focando nos programadores e com a frase “veja o que temos na loja para os desenvolvedores”.

O dia 24 de junho pode realemente ser uma data muito importante para a Microsoft, certamente será o dia da apresentação oficial do Windows 11. Este nome já está quase sacramentado pela gigante do software, já que uma versão de testes deste sistema operacional com a mesma nomenclatura vazou faz pouco tempo e já está nas mãos de muitas pessoas.

Agora, nesta quinta-feira (17), a conta do Twitter focada em programadores para o sistema operacional Windows publicou um convite para um evento aberto, dizendo “fique atento para ver o que temos na loja para os desenvolvedores”, junto da data marcada para o dia 24 de junho, às 15h no fuso americano conhecido como Eastern Time ou 16h no horário de Brasília.

Este horário está quatro horas depois do início do primeiro evento, onde certamente a Microsoft apresentará todas as novidades do Windows 11, junto das datas para versões de teste e a liberação deste sistema operacional para todos os usuários, como eu e você.

Microsoft Store com novidades já circula em boatos

Rumores não tão antigos assim, ventilados recentemente pelo site Windows Central, apontam um trabalho interno da companhia para desenvolver uma Microsoft Store ainda maior e com mais chamariz para os usuários.

Juntando este boato com o convite para um evento separado aparentemente focado apenas na Microsoft Store, é bem plausível acreditar que a loja realmente estará em um pacote interessante de novidades com o Windows 11, muito provavelmente atingindo até mesmo usuários que ainda estão no Windows 10.

As fontes ouvidas pelo site apontam mudanças positivas para o desenvolvedor, alvo praticamente único do convite desta semana. Segundo estas pessoas, os programadores não precisarão mais enviar aplicativos compactados em MSIX, colocando assim os Win32 diretamente na Microsoft Store.

Outra alteração deve aparecer no formato de atualização destes programas instalados nos computadores, pela Microsoft Store. As fontes dizem que os desenvolvedores poderão utilizar updates hospedados em uma CDN própria, não necessariamente o sistema da própria gigante do software.

Por fim, os boatos também apontam para a possibilidade de desenvolvedores utilizarem plataformas de terceiros para a venda dentro dos aplicativos, resolvendo até mesmo a briga iniciada pela Epic Games quando bateu de frente contra a Apple e o Google em dispositivos móveis.

Se estes realmente são os avanços que serão oferecidos pela Microsoft Store para os desenvolvedores, faz sentido um evento só para este assunto. Resta agora convencer os usuários a utilizarem a plataforma para instalar estes programas. Eu acredito que com programas que as pessoas utilizam no cotidiano, a loja crescerá.

Com informações: XDA-Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados