Bug quebra Wi-Fi do iPhone ao se conectar a rede com nome estranho

Bug no Wi-Fi do iPhone lembra outros problemas enfrentados pelo iOS no passado, com o celular travando ao receber notificações

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iPhone 12 Pro Max, com câmera tripla e sensor LiDAR (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
iPhone 12 Pro Max pode ser alvo de bug no Wi-Fi (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Uma falha descoberta no iOS permite que um nome específico para ponto de acesso Wi-Fi desligue completamente a capacidade do iPhone entrar em qualquer rede sem fio deste mesmo tipo. Este problema pode ser corrigido e lembra bastante outro bug do passado, quando uma mensagem enviada para um usuário do sistema operacional móvel da maçã poderia travar o celular e até mesmo um iPad.

O engenheiro e pesquisador Carl Schou encontrou uma falha dentro do iOS, que praticamente trava a conexão Wi-Fi para qualquer rede quando um SSID específico é conectado. Para o problema afetar o dispositivo, o ponto de acesso precisa ser exatamente esse, mas sem as aspas: “%p%s%s%s%s%n”.

Se o iPhone, iPad ou iPod Touch for conectado ao ponto de acesso com o nome em forma de código, todo o iOS passa a não reconhecer mais as conexões Wi-Fi e a falha atinge até mesmo outras redes já conhecidas. O bug age praticamente desligando a função do aparelho para trabalhar com este tipo de conexão sem fios. Schou comenta que nem mesmo reiniciando o celular, ou tablet, a função volta a funcionar corretamente.

A falha foi descoberta ao acaso, quando Carl Schou utilizou seu iPhone XS para entrar na rede “%p%s%s%s%s%n”, enquanto rodava o iOS 14.4.2. O site BleepingComputer encontrou o mesmo bug no aparelho com o iOS 14.6, versão mais recente do sistema operacional móvel da Apple.

Outros programadores comentam que a falha descoberta no Wi-Fi do iPhone deve ser resultado do iOS entender que a palavra é uma linha de comando, já que o nome da rede sem fios termina com “%n”.

Este problema pode ser um vilão nas mãos de usuários com controle de redes públicas, como em restaurantes, cafeterias, estádios e aeroportos, ou mesmo em praças da cidade, mas existe uma solução simples: redefinir ajustes de rede. Basta acessar essa opção, dentro de Ajustes, Geral e Redefinir, para que o bug seja corrigido e assim o iPhone pode voltar a utilizar o Wi-Fi como esperado – é bom não conectar novamente no SSID %p%s%s%s%s%n.

A falha atinge o iPhone, mas até o momento nenhum usuário de Android comentou ter encontrado o bug quando a rede Wi-Fi tinha exatamente o nome utilizado neste caso.

iPhone já sofreu com problemas parecidos

No passado o iPhone já sofreu com problemas parecidos como este da rede Wi-Fi. Em 2018 o iOS 11 contava com algo semelhante que conseguia travar e impedir a reabertura do aplicativo de mensagens, bastando receber uma palavra específica.

Já em 2020 os usuários do sistema operacional móvel da Apple poderiam ter o celular completamente travado ao simplesmente receber uma notificação específica, de mensagem com uma sequência de caracteres da língua sindi. Neste exemplo, algumas pessoas no iOS 13.4.1 não conseguiam mais desligar o aparelho e nem mesmo sair de um app aberto.

Naquele momento a Apple resolveu a falha em uma atualização posterior, mas a solução para evitar o recebimento deste tipo de notificação em aparelhos ainda no iOS 13.4.1 era simplesmente desligar o serviço de alertas do iPhone. Pois é.

Com informações: BleepingComputer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados