Samsung lança monitores gamer Odyssey G7 e G3 com tela plana e 144 Hz

Além dos modelos G7 e G3, Samsung anunciou monitor gamer Odyssey G5 com tela plana QHD e atualização de 165 Hz

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Monitores Odyssey G7, G5 e G3 com tela plana (imagem: divulgação/Samsung)
Monitores Odyssey G7, G5 e G3 com tela plana (imagem: divulgação/Samsung)

Nesta segunda-feira (21), a Samsung atualizou a sua linha de monitores gamer. Com resoluções indo do 4K ao full HD, os novos modelos Odyssey G7 (G70A), Odyssey G5 (G50A) e Odyssey G3 (G30A) foram anunciados com a missão de serem opções para os jogadores que fazem questão de tela plana.

Esse é um detalhe importante, pois a atual linha de monitores Odyssey é composta por modelos com tela curvada, a exemplo do Odyssey G9, que também se destaca por ter tecnologia QLED.

Todos os novos monitores trazem painel IPS LCD ou VA LCD em vez de QLED. Mesmo assim, as novidades são interessantes.

Samsung Odyssey G7 (G70A)

Comecemos pelo Odyssey G7. O monitor tem painel IPS de 28 polegadas com resolução 4K (3840×2160 pixels) e trabalha com taxa de atualização de até 144 Hz. Graças isso, o modelo pode suportar o PS5 ou o Xbox Series X funcionando a 4K e 120 Hz, por exemplo.

Complementam as especificações o ângulo de visão de 178 graus, o tempo de resposta de 1 ms na medição GTG, o brilho de até 400 nits, a compatibilidade com HDMI 2.1 e DisplayPort 1.4, além do suporte às tecnologias de sincronização AMD FreeSync Premium Pro e Nvidia G-Sync.

Um detalhe importante é que, do trio recém-anunciado, o novo Odyssey G7 é o único a contar com certificado Vesa DisplayHDR 400.

Monitor Odyssey G7 com tela plana (imagem: divulgação/Samsung)

Monitor Odyssey G7 com tela plana (imagem: divulgação/Samsung)

Samsung Odyssey G5 (G50A)

O novo Odyssey G5 tem especificações ligeiramente inferiores na comparação com o Odyssey G7. Começa pela painel, também do tipo IPS, mas com 27 polegadas de tamanho e resolução de 2560×1440 pixels (QHD).

A taxa de atualização máxima é de 165 Hz (o único modelo com essa característica), o ângulo de visão também é de 178 graus e o tempo de resposta permanece em 1 ms (GTG). No entanto, o modelo traz HDR10 no lugar do certificado VESA DisplayHDR 400, o brilho máximo é de 350 nits, e os padrões de conexão suportados são o HDMI 2.0 e o DisplayPort 1.2.

Levemos em conta também que o Odyssey G5 traz suporte ao G-Sync e ao FreeSync Premium, mas não ao FreeSync Premium Pro.

Monitor Odyssey G5 com tela plana (imagem: divulgação/Samsung)

Monitor Odyssey G5 com tela plana (imagem: divulgação/Samsung)

Samsung Odyssey G3 (G30A): 24 e 27 polegadas

O Odyssey G3 é o único modelo que chega em dois tamanhos: 24 e 27 polegadas. Desta leva de lançamentos, ambos aparecem como as opções mais acessíveis, mas também com as especificações mais simples.

Aqui, o painel é VA em vez de IPS. Além disso, a resolução é de apenas 1920×1080 pixels (full HD) e o brilho máximo é de 250 nits.

A compatibilidade com o DisplayPort 1.2 está presente, bem como o ângulo de 178 graus, mas o suporte ao HDMI se limita à versão 1.4 da tecnologia. Também encontramos suporte ao padrão FreeSync Premium aqui, mas não ao G-Sync.

A taxa de atualização máxima é de 144 Hz e o tempo de resposta é 1 ms, mas na medição MPRT, que indica o tempo de mudança de uma imagem em movimento. Neste ponto, vale relembrar que os monitores G5 e G7 usam a medição GTG, que informa o tempo que o pixel leva para ir do cinza mais escuro ao mais claro.

Linha Odyssey G3 (imagem: divulgação/Samsung)

Linha Odyssey G3 (imagem: divulgação/Samsung)

Disponibilidade e preços

A Samsung ainda não revelou os preços e as datas de lançamento dos monitores Odyssey G7 e Odyssey G5, mas o Engadget observa que os modelos Odyssey G3 começam a ser vendidos nos Estados Unidos a partir de 1º de julho. Os preços sugeridos são próximos de US$ 220 e US$ 250 para as versões de 24 e 27 polegadas, respectivamente.

Por ora, não há informação de disponibilidade no Brasil. Lembremos, porém, que os monitores Odyssey G9, G7 e G5 com tela curvada foram lançados no país, razão pela qual podemos esperar que os modelos com tela plana apareçam por aqui em algum momento.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados