Brasileiro cria mod de Super Mario do SNES para rodar em widescreen

Modificador brasileiro traz melhoria para o clássico jogo de Super Nintendo

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Brasileiro cria versão Widescreen de Super Mario World (Imagem: Reprodução)
Brasileiro cria versão Widescreen de Super Mario World (Imagem: Reprodução)

O jogo Super Mario World, do Super Nintendo, foi modificado para rodar em widescreen. O autor da façanha é o engenheiro de software Vitor Vilela, que publicou o resultado em seu Twitter, demonstrando com um vídeo e com link para quem quiser testar.

  • Counter-Strike 1.6 roda no Nintendo DS em mod criado por jogador
  • Guia de troféus e conquistas de Biomutant

Vilela é conhecido pela comunidade de hack e modificações por realizar melhorias em jogos clássicos, em especial de Super Nintendo. Ele também lançou versões aprimoradas de Contra 3, Gradius 3, Super Castlevania 4, Race Drivin, Axelay e mais.

Sua versão de Super Mario World é compatível com monitores 16:9 e 16:10. Para o futuro o hacker promete trazer outras opções de proporção, como 2:1 e 21:9 – ainda em desenvolvimento, segundo sua página no GitHub.

A versão modificada por Vilela pega a resolução 256×224, original do jogo, e transforma em 352×224, para permitir que fique adaptado a uma tela widescreen. Em sua página no GitHub o modificador também explica como instalar a novidade e testar – clique aqui para acessar.

Funciona em outros lugares

Vitor Vilela também explica, em seu Twitter, que o hack de Super Mario World foi feito para funcionar no PC, mas que “via RetroArch, é possível jogar em várias plataformas, usando o ‘bsnes-hd'”.

No caso, BSNes é o emulador especial de Super Nintendo para o qual a modificação foi feita, enquanto o RetroArch é um é software de front-end de código aberto e multiplataforma para emuladores, motores de jogos, video games, multimídia e outros dispositivos.

Com informações: Twitter.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Canal Exclusivo

Relacionados