Golpe da falsa vaga de emprego foi detectado 346 mil vezes em 2021

Falsas vagas de emprego são divulgadas aos montes em redes sociais e até em serviços de mensagens instantâneas

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 3 meses
Golpes da falsa vaga de emprego disparam (imagem ilustrativa: Pexels)
Golpes da falsa vaga de emprego dispararam (imagem ilustrativa: Pexels)

A taxa de desemprego no Brasil bateu o recorde de 14,7% no primeiro trimestre de 2021. Não é de causar espanto que muitas pessoas recorram à internet para procurar trabalho. Mas é preciso ter cuidado: a quantidade de golpes da falsa vaga emprego disparou neste ano.

Ofertas de emprego aparecem aos montes em anúncios online, serviços de mensagens instantâneas e redes sociais. O problema é que, em muitos casos, as vagas anunciadas não são reais e podem causar numerosos transtornos à pessoa que não perceber a fraude.

De acordo com o dfndr lab, laboratório de cibersegurança da PSafe, mais de 346 mil acessos e compartilhamentos de falsas vagas de emprego foram detectados apenas no período entre janeiro e maio de 2021.

Via de regra, as falsas vagas instruem as vítimas a preencherem formulários com dados como nome, CPF, endereço, telefone e informações bancárias. Esses dados podem ser usados para uma série de ações maliciosas, como abertura de contas bancárias fraudulentas e compras ou empréstimos em nome da vítima.

Ainda de acordo com a PSafe, em alguns casos, os criminosos podem até conseguir login e senha da pessoa em serviços de e-mail e redes sociais, situação que dá abertura para o invasor se passar pela vítima e aplicar outros golpes.

Exemplos de vagas falsas de emprego (imagem: divulgação/PSafe)
Exemplos de vagas falsas de emprego (imagem: divulgação/PSafe)

Como se proteger

Jéssica Sandin, diretora de RH do Nubank, listou no blog da companhia algumas orientações de proteção. Uma delas é observar se o anúncio da vaga aparece em um site estranho, com formatação irregular, por exemplo. Empresas idôneas costumam postar oportunidades em sites próprios ou em plataformas de vagas reconhecidas.

Outra dica é verificar se a descrição da vaga é muito genérica, ou seja, não contém informações importantes sobre o cargo ou dá muito destaque ao salário e benefícios.

Anúncios que descrevem grandes quantidades de vagas ou destacam que o preenchimento delas é urgente também podem ser suspeitos, bem como aqueles que não descrevem os cargos disponíveis. Tão ou mais importante é desconfiar de ofertas de vagas garantidas.

Outra orientação: ao entrar em contato para solicitar mais informações, não prossiga se dados de documentos forem exigidos antes da contratação, se as perguntas sobre o cargo não forem devidamente respondidas ou se te instruírem a fazer pagamentos para conseguir o suposto emprego.

Receba mais sobre Brasil na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados