Google passa a avisar se resultados na busca ainda não forem confiáveis

Notificação do Google avisa sobre resultados de busca que mudam rapidamente e, por isso, ainda não são confiáveis

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos
Aviso sobre resultados que mudam rapidamente (imagem: divulgação/Google)

Aviso sobre resultados que mudam rapidamente (imagem: divulgação/Google)

O Google revelou nesta sexta-feira (25) que seu mecanismo de busca começou a alertar sobre resultados que podem não ter informações confiáveis. De modo geral, isso acontece com tópicos novos que, como tal, despertam grande interesse, mas ainda não têm uma cobertura adequada pela mídia.

Esse aviso não sinaliza que o conteúdo é incoerente ou falso, mas que as informações a respeito estão mudando rapidamente à medida que o assunto é apurado.

A intenção não é, necessariamente, convencer a pessoa a desistir do tópico, mas fazê-la procurar informações mais tarde, quando fontes confiáveis provavelmente já terão abordado o assunto.

Embora o aviso pareça ser pouco relevante, a novidade faz sentido se levarmos em conta a natureza dinâmica das redes sociais. Não é raro determinado acontecimento ser abordado inicialmente no Twitter, por exemplo, e usuários que buscam mais detalhes recorrerem ao Google para isso.

O problema é que, quando o assunto é muito recente, a apuração do acontecimento pode levar algum tempo para produzir resultados confiáveis.

Danny Sullivan, do Google, dá como exemplo a notícia de um avistamento de OVNIs no Reino Unido que se espalhou rapidamente; quando curiosos pesquisavam a respeito, se deparavam com uma cobertura rasa sobre o assunto.

A notificação pode evitar que usuários se precipitem e divulguem informações pouco confiáveis nas redes sociais. Assim, podemos considerar esta uma ferramenta de combate à desinformação.

É verdade que há algumas dúvidas no ar. O Google não informa quais fontes considera confiáveis, por exemplo. Ao Recode, a companhia contou apenas que fez uma pesquisa com usuários antes da implementação do recurso e constatou que as pessoas consideram o aviso útil.

Por ora, a notificação funciona apenas nas buscas em inglês efetuadas nos Estados Unidos. O suporte a outros idiomas deverá ser implementado nos próximos meses.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados