Windows 11 é liberado para download em prévia; veja como instalar

Windows 11 Insider Preview traz novidades no menu Iniciar, Explorador de Arquivos e multitarefa, mas apps de Android virão depois; saiba se seu PC é compatível

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 7 meses
Menu Iniciar no Windows 11 (Imagem: Divulgação / Microsoft)
Menu Iniciar no Windows 11 (Imagem: Divulgação / Microsoft)

A primeira prévia do Windows 11 chegou: ela traz o novo menu Iniciar, Explorador de Arquivos repaginado, widgets, melhorias na multitarefa e mais. Alguns recursos virão somente no futuro, como apps de Android e integração ao Microsoft Teams. Saiba como instalar o sucessor do Windows 10 no computador – e confira se seu PC é compatível.

Como baixar Windows 11 no PC

Antes de tudo, lembre-se de que esta é uma versão de testes do Windows 11: ou seja, ela com certeza terá bugs e instabilidades, justamente para que a Microsoft receba feedback de milhões de PCs para fazer todos os ajustes no sistema. Evite fazer a instalação na sua máquina (ou partição) principal.

Para baixar o Windows 11, você precisa estar usando atualmente o Windows 10 no seu computador. Então, basta seguir estes passos:

  1. vá até Configurações > Privacidade > Diagnóstico e comentários e ative a opção Dados de diagnóstico opcionais (isso é obrigatório no Windows Insider);
  2. depois siga o caminho Configurações > Atualização e Segurança > Programa Windows Insider;
  3. clique em Começar agora;
  4. escolha uma conta Microsoft (ou faça login) e siga as instruções.

Se você preferir, pode fazer uma instalação limpa baixando a imagem ISO do Windows 11 no site da Microsoft; neste caso, também é necessário ser membro Insider.

Prévia do Windows 11 roda no meu PC?

Existem dois cenários diferentes para poder testar a atualização:

  • se você já fazia parte do programa Insider até 24 de junho de 2021, será possível instalar o Windows 11 mesmo em hardware incompatível;
  • se você estiver entrando agora no programa Insider, seu computador deverá ter processador compatível e módulo TPM 2.0.

Se você não era Insider antes e tiver um processador Intel ou AMD lançado antes de 2017, o sistema exibirá a seguinte mensagem:

Seu computador não atende aos requisitos mínimos de hardware para o Windows 11. As opções de canal serão limitadas.

Windows 11 não rodará nesse PC (Imagem: Reprodução)
Windows 11 não rodará nesse PC (Imagem: Reprodução)

Neste caso, você poderá instalar futuras prévias do Windows 10, que continuará a receber atualizações e suporte até outubro de 2025.

Se você já era Insider antes de 24 de junho, a Microsoft abrirá uma exceção. No entanto, a empresa “recomenda que os PCs atendam a todos os requisitos de hardware para a melhor experiência ao usar builds do Windows 11 no Insider Preview”. Veja aqui como saber se seu PC tem os requisitos mínimos para rodar o Windows 11.

O que há de novo no Windows 11?

Central de notificações no Windows 11 (Imagem: Divulgação / Microsoft)
Central de notificações no Windows 11 (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Os botões da barra de tarefas no Windows 11 ficam centralizados na tela, de forma semelhante ao macOS. Lá está inclusive o menu Iniciar, com aplicativos fixados e uma seção Recomendado com seus arquivos abertos recentemente – inclusive em outros dispositivos, caso eles estejam no OneDrive.

A Central de Notificações e Configurações Rápidas continuam no canto inferior direito da barra de tarefas, mas agora há atalhos de teclado para acessar cada uma – Win + N e Win + A, respectivamente. As Configurações Rápidas abrigam as opções de volume, brilho, Wi-Fi, Bluetooth e Assistente de foco, além dos controles de reprodução de música e vídeo.

Configurações rápidas no Windows 11 (Imagem: Divulgação / Microsoft)
Configurações rápidas no Windows 11 (Imagem: Divulgação / Microsoft)

O Explorador de Arquivos, também chamado de Windows Explorer, ganhou uma nova barra de comandos, além de uma repaginada nos menus de contexto que aparecem ao clicar com o botão direito do mouse.

Explorador de Arquivos no Windows 11 (Imagem: Divulgação / Microsoft)
Explorador de Arquivos no Windows 11 (Imagem: Divulgação / Microsoft)

O Windows 11 traz uma tema padrão nos modos claro e escuro, além de quatro opções adicionais, mais temas de contraste para pessoas com deficiência visual.

Ele também traz de volta o som de inicialização ao ligar o PC ou ativar a tela de bloqueio para fazer login. Além disso, os sons do sistema são ligeiramente diferentes dependendo se o tema está no modo claro ou escuro.

Com informações: Microsoft.

Receba mais sobre Windows 11 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados