Elon Musk diz que internet Starlink terá cobertura global até agosto

O CEO da SpaceX voltou a falar sobre a previsão de chegada do serviço de internet via satélite a todo o mundo durante a MWC 2021

Ana Marques
Por
• Atualizado há 7 meses
Elon Musk (Imagem: Dan Taylor/Heisenberg Media)
Elon Musk (Imagem: Dan Taylor/Heisenberg Media)

Elon Musk encurtou o prazo para que o serviço de internet via satélite Starlink ofereça cobertura global — de acordo com o CEO da SpaceX, isso pode acontecer já em agosto deste ano. A afirmação foi feita durante uma palestra do bilionário no Mobile World Congress (MWC) 2021, nesta terça-feira (29).

A previsão anterior, fornecida pela presidente da empresa, Gwynne Shotwell, era de que a cobertura global da Starlink estivesse disponível a partir de setembro deste ano. Entretanto, segundo Musk, o serviço chegará a todo o mundo, com exceção dos Pólos Norte e Sul, a partir de agosto de 2021.

O empresário afirma que a Starlink está operando em cerca de 12 países, com “mais sendo adicionados a cada mês”. Atualmente, há mais de 1.800 satélites Starlink em órbita baixa — número bem abaixo dos 12.000 satélites da SpaceX previstos para orbitarem a Terra nos próximos anos.

Antena da Starlink (Imagem: divulgação/SpaceX)
Antena da Starlink (Imagem: divulgação/SpaceX)

Durante a palestra na MWC 2021, Elon Musk contou que a Starlink já tem mais de 69 mil clientes ativos. “Estamos a caminho de ter algumas centenas de milhares de usuários, possivelmente mais de 500 mil usuários em 12 meses”, afirmou o bilionário.

Elon Musk reforçou que o serviço prestado pela Starlink não é para todos. Segundo ele, o plano é chegar à parcela entre 3% e 5% de pessoas no mundo que não têm acesso à internet. Musk afirma ainda que a Starlink é “um bom complemento para a fibra e o 5G.”

Os planos são caros em relação a outras ofertas de internet banda larga, com assinatura mensal custando US$ 99 (e o receptor saindo a US$ 499). Apesar disso, a SpaceX ainda está saindo no prejuízo, já que o hardware tem custo de produção de US $ 1.300 (unidade). A empresa já havia anunciado que está trabalhando em uma solução para diminuir os custos do equipamento.

Com informações: CNET.

Receba mais sobre Starlink na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados