Início / Notícias / Jogos /

Sony adquire Housemarque, produtora de Returnal

Sony compra estúdio Housemarque, fundado em 1995 na Finlândia

Felipe Vinha

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O estúdio Housemarque, responsável pela produção do recente Returnal, foi comprado pela Sony. O exclusivo de PS5 não foi o único título da desenvolvedora, que também trabalhou em outros sucessos do passado, como Super Stardust HD, Dead Nation e Resogun. O valor da aquisição não foi revelado.

Visualmente incrível, Returnal tem tudo para se destacar (Imagem: Felipe Vinha/Tecnoblog)

Returnal é um dos exclusivos feitos pela Housemarque (Imagem: Felipe Vinha/Tecnoblog)

De acordo com a Sony, as negociações para a compra começaram ainda em 2020. O principal objetivo é expandir a Housemarque e tornar a desenvolvedora responsável por outros projetos – maiores e mais ambiciosos.

A aquisição também vai fazer com que a Housemarque compartilhe tecnologias e ideias com outros estúdios internos da Sony, como forma de melhorar o fluxo de trabalho para todos e trazer evolução para projetos em atual desenvolvimento.

Segundo informa a Sony, em nota, a aquisição de estúdios não é algo corriqueiro, mas sim tratado com seriedade para comprar equipes pontualmente e que são de estúdios bem conhecidos da empresa, que trabalham juntos há anos.

Empresa finlandesa

A Housemarque foi fundada em 1995, na Finlândia. A Housemarque é a mais antiga companhia finlandesa de jogos eletrônicos ainda em atividade e já lançou diversos títulos em diferentes consoles.

A empresa já passou por muitos consoles e aparelhos, tendo lançado jogos no Amiga, Atari, PC (Windows e MS-DOS), PS3, Xbox 360, PS4, PSP, iOS, Xbox, PS VR e agora, mais recentemente, PS5. A ideia, a partir de agora, é que todos os futuros títulos sejam exclusivos das máquinas da Sony, ainda que isso não seja exatamente garantido.

Com informações: PS Blog.