Sony adquire Housemarque, produtora de Returnal

Sony compra estúdio Housemarque, fundado em 1995 na Finlândia

Felipe Vinha
Por

O estúdio Housemarque, responsável pela produção do recente Returnal, foi comprado pela Sony. O exclusivo de PS5 não foi o único título da desenvolvedora, que também trabalhou em outros sucessos do passado, como Super Stardust HD, Dead Nation e Resogun. O valor da aquisição não foi revelado.

Visualmente incrível, Returnal tem tudo para se destacar (Imagem: Felipe Vinha/Tecnoblog)

Returnal é um dos exclusivos feitos pela Housemarque (Imagem: Felipe Vinha/Tecnoblog)

De acordo com a Sony, as negociações para a compra começaram ainda em 2020. O principal objetivo é expandir a Housemarque e tornar a desenvolvedora responsável por outros projetos – maiores e mais ambiciosos.

A aquisição também vai fazer com que a Housemarque compartilhe tecnologias e ideias com outros estúdios internos da Sony, como forma de melhorar o fluxo de trabalho para todos e trazer evolução para projetos em atual desenvolvimento.

Segundo informa a Sony, em nota, a aquisição de estúdios não é algo corriqueiro, mas sim tratado com seriedade para comprar equipes pontualmente e que são de estúdios bem conhecidos da empresa, que trabalham juntos há anos.

Empresa finlandesa

A Housemarque foi fundada em 1995, na Finlândia. A Housemarque é a mais antiga companhia finlandesa de jogos eletrônicos ainda em atividade e já lançou diversos títulos em diferentes consoles.

A empresa já passou por muitos consoles e aparelhos, tendo lançado jogos no Amiga, Atari, PC (Windows e MS-DOS), PS3, Xbox 360, PS4, PSP, iOS, Xbox, PS VR e agora, mais recentemente, PS5. A ideia, a partir de agora, é que todos os futuros títulos sejam exclusivos das máquinas da Sony, ainda que isso não seja exatamente garantido.

Com informações: PS Blog.

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados

Relacionados