Pix do Nubank ficou fora do ar nesta quarta (30); fintech sugeria usar TED

Pix do Nubank caiu e não funcionava nos apps para Android e iPhone, e extrato da conta digital não carregava; fintech recomendava enviar dinheiro via TED

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 8 meses
Nubank na tela do celular (Imagem: Divulgação)
Nubank na tela do celular (Imagem: Divulgação)

O Pix do Nubank esteve fora do ar nesta quarta-feira (30), conforme avisava o aplicativo oficial para Android e iPhone: ou seja, clientes não podiam fazer transferências instantâneas para outros bancos. Em vez disso, a fintech recomendava usar o TED para enviar dinheiro. Além disso, alguns usuários se queixaram que não conseguem receber Pix na conta, nem conferir o extrato. Os problemas foram resolvidos.

Pix do Nubank não funciona?

Em comunicado ao Tecnoblog às 15h25, o Nubank explica que o problema afetou “parte da nossa base de clientes”, mas afirma que ele já foi resolvido:

Verificamos que, hoje (30/06), parte da nossa base de clientes encontrou oscilações na realização de transferências Pix. Lamentamos o ocorrido e informamos que as operações já foram normalizadas.

“Pix fora do ar; faça transferências por TED, de segunda a sexta, das 6h30 às 17h”, avisava o Nubank pelo app. Havia um botão “Continuar para TED” que permite enviar dinheiro de uma forma alternativa: a transação é gratuita, mas a compensação pode demorar um pouco. Vale lembrar que o Pix segue funcionando em outras instituições financeiras, incluindo bancos grandes e fintechs.

Alguns clientes do Nubank relataram não conseguir receber Pix. Em um teste do Tecnoblog, uma transação do Itaú para a fintech deu certo; no entanto, só foi possível conferir isso através da diferença no saldo; o extrato com todo o histórico da conta digital (antes chamada NuConta) não carregava.

Pix não funciona no Nubank e extrato não carrega (Imagem: Reprodução)

Pix não funciona no Nubank e extrato não carrega (Imagem: Reprodução)

As queixas vinham se acumulando no DownDetector desde as 11h da manhã (horário de Brasília). “Pix fora o dia todo”; “não consigo nem acessar histórico da conta”; e “não consigo ver meu extrato, receber ou fazer Pix” são alguns dos relatos.

“Estou precisando fazer um Pix urgente e esse lixo de banco não funciona”, disse um cliente nervoso. “No histórico (que por milagre consegui visualizar) um Pix que eu fiz foi negado, porém recebi o e-mail de confirmação da transferência”, afirmou outro usuário.

DownDetector aponta problemas no Nubank (Imagem: Reprodução)

DownDetector aponta problemas no Nubank (Imagem: Reprodução)

Atualizado às 16h com pronunciamento do Nubank

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados