Voos da United terão Bluetooth para ouvir séries e filmes no Boeing 737 Max

Restrições de isolamento nos EUA seguem diminuindo, e a United Airlines quer atualizar sua frota de jatos com o novo sistema Bluetooth para o pós-pandemia

Pedro Knoth
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Avião da United Airlines (Imagem: raymondclarkeimages/ Flickr)
Avião da United Airlines (Imagem: raymondclarkeimages/ Flickr)

Como parte de sua nova frota de aeronaves 737 Max 8, a companhia aérea americana United Airlines disponibilizou conexão Bluetooth para que clientes assistam filmes e séries durante voos. Passageiros podem conectar seus aparelhos wireless para aproveitar a viagem — mudança que acompanha a tendência de abandonar gadgets com fio de grandes empresas de tecnologia.

United vai atualizar aviões antigos com Bluetooth até 2025

Com vacinação em ritmo avançado nos EUA, muitos americanos estão retomando a frequência de voos que faziam antes da pandemia. Em um país de dimensões continentais, isso significa horas de viagem que companhias precisam preencher com entretenimento.

A United Airlines adotou a conexão Bluetooth para os recém-encomendados Boeing 270 Max e para sua nova frota de aeronaves 737 Max 8 e 737 Max 10. A companhia reforçou que deve fazer o upgrade de conexão remota a aviões mais antigos até 2025. O plano de melhorias tem nome: United Next.

Jason Rabinowitz, jornalista especializado em aviação, listou as mudanças feitas nos novos jatos da United no Twitter. O sistema de áudio Bluetooth para passageiros é desenvolvido em parceria com a divisão de entretenimento de voo da Panasonic.

Conexão simultânea de Bluetooth pode ser um problema

No Brasil e em outros lugares do mundo, companhias aéreas oferecem um sistema de áudio para ver filmes ou séries durante o voo que que funciona à base de fios. Os conectores de 3,5 mm (P2) geralmente dão para o gasto, mas podem ser insuficientes — especialmente agora que marcas como Apple focam em fones sem fio, como os AirPods.

A mudança pode levar ao resto do mercado de aviação a se adaptar para levar ao Bluetooth dentro de suas aeronaves. O The Verge escreve que as telas localizadas na traseira da poltrona oferecem um áudio ultrapassado — problema presente em aviões de concorrentes da United Airlines, como Delta Airlines e JetBlue.

Contudo, um Boeing 737 Max 8 pode ter de 138 a 204 assentos a depender da classe da aeronave. Isso significa que voos podem ter, simultaneamente, centenas de pessoas tentando conectar seu aparelho Bluetooth ao mesmo tempo — imagine escolher seu aparelho precisamente para a sua tela sensível ao toque. A United diz que os modelos Max 8 e 10 vão decolar das pistas para realizar viagens comerciais a partir de 2023.

No Brasil, a Azul Linhas Aéreas anunciou no dia 17 deste mês um serviço de Wi-Fi gratuito a bordo de seus aviões. É uma quebra paradigma no mercado — Gol e Latam oferecem a rede de graça por um determinado período, e depois passam a cobrar pelo consumo.

A Azul disse em comunicado que o Wi-Fi grátis está presente em 17 aeronaves, mas que pretende ampliar o serviço para mais aviões até o final do ano.

Com informações: The Verge e Engadget

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Relacionados