Apple libera macOS Monterey em beta público; veja como baixar

Versão beta pública do macOS 12 Monterey já pode ser baixada nos Macs compatíveis; instalação requer poucos passos

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
MacBook Pro com macOS Monterey (imagem: divulgação/Apple)
MacBook Pro com macOS Monterey (imagem: divulgação/Apple)

O mês de julho chegou e, com isso, a Apple liberou a versão beta pública do macOS 12 Monterey. No visual, pouca coisa muda em relação ao atual macOS 11 Big Sur. Em compensação, o novo sistema operacional promete novidades funcionais interessantes, como o Controle Universal, a função Atalhos e um Safari repaginado.

O Controle Universal vai permitir que você use o teclado e o mouse do seu Mac para controlar um iPad. A função Atalhos, disponível há algum tempo para iPhone e iPad, possibilita a criação de atalhos para automatizar ações rotineiras. Já o novo Safari traz uma reformulação no design para melhorar o aproveitamento do espaço útil.

Essas são só algumas das novidades, é claro. Você pode conferir mais detalhes sobre o macOS 12 Monterey aqui.

Como baixar o macOS Monterey beta

Se você não quer esperar pela versão final para conferir de perto as novidades do macOS 12 Monterey, saiba que obter a versão beta pública do sistema operacional não é difícil.

Mas, antes de prosseguir, é importante ter em mente que a versão beta pode apresentar instabilidades, falhas incômodas ou funções inacabadas. Não é uma boa ideia seguir com a instalação se esses problemas puderem interferir em suas atividades.

Caso você queira experimentar a versão beta do novo macOS mesmo assim, lembre-se de fazer backup dos seus dados antes de executar o procedimento de instalação.

Para baixar o macOS Monterey beta, você deve se cadastrar no Apple Beta Software Program com o seu ID Apple. Por ali, você pode obter as versões beta de todos os sistemas operacionais da Apple, incluindo o macOS.

Quando o cadastro for concluído (o procedimento é rápido), basta acessar esta página e clicar em “Download the macOS Public Beta Access Utility”. Execute a ferramenta para deixar o seu Mac apto a receber o sistema operacional. Siga os passos informados para isso.

Se tudo der certo, o Mac mostrará o macOS Monterey beta em Atualização de Software. Clique em “Atualizar Agora” e aguarde o download ser concluído para a instalação começar. Note que o arquivo de instalação tem aproximadamente 12 GB.

Download do macOS 12 Monterey (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Download do macOS 12 Monterey (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Macs compatíveis

O número de Macs compatíveis com o macOS 12 Monterey é grande, mas obviamente, não inclui todos os modelos. De acordo com a Apple, os Macs aptos a receber o sistema operacional são estes:

  • iMac: final de 2015 ou posterior;
  • iMac Pro: modelo 2017 ou superior;
  • MacBook Air: início de 2015 ou posterior;
  • MacBook Pro: início de 2015 ou posterior;
  • Mac Pro: final de 2013 ou posterior;
  • Mac Mini: final de 2014 ou posterior;
  • MacBook: começo de 2016 ou superior.

Os detalhes sobre os Macs compatíveis com o MacOS Monterey estão aqui.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados