Windows 11 também roda no Xiaomi Mi 8 e em outros celulares Android

Windows 11 ARM funciona em celulares Android com processador Qualcomm Snapdragon 845 graças à equipe Renegade, mas projeto tem limitações

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses
Windows 11 no OnePlus 6T (Imagem: Reprodução / YouTube)
Windows 11 no OnePlus 6T (Imagem: Reprodução / YouTube)

A Microsoft desistiu há anos de lançar celulares, desde a época do finado Windows Phone, então coube a desenvolvedores independentes colocar os sistemas da empresa em smartphones. Esta semana, vimos o Windows 11 rodar no Lumia 950 XL (e Raspberry Pi 4); desta vez, ele foi portado para o Xiaomi Mi 8, OnePlus 6T e protótipos de aparelhos Android com Qualcomm Snapdragon.

O desenvolvedor Xilin Wu explica ao Windows Latest que é possível instalar a versão ARM do Windows 11 em celulares com processador Snapdragon 845. O Snapdragon 855, por sua vez, é suportado de forma parcial.

O trabalho está sendo realizado por uma equipe chamada Renegade Project, liderada por Xilin Wu. Eles criaram ferramentas e drivers próprios e conseguiram fazer boot com sucesso em celulares como o Xiaomi Mi 8:

Windows 11 roda no Xiaomi Mi 8 (Imagem: Reprodução / Windows Latest)

Windows 11 roda no Xiaomi Mi 8 (Imagem: Reprodução / Windows Latest)

Por sua vez, no OnePlus 6T, estão funcionando recursos como touchscreen, USB e chip gráfico, ainda que parcialmente. Não se pode dizer o mesmo do Wi-Fi, Bluetooth e áudio do alto-falante.

Mesmo assim, a equipe afirma que diversos jogos podem rodar no OnePlus 6T com Windows 11, incluindo GTA 4, CS:GO, Far Cry, Minecraft, Need for Speed: Most Wanted e SimCity 5.

No vídeo abaixo, você pode ver o usuário edi194 usando um OnePlus 6T rodando Windows 10 para ARM e atualizando o sistema com a prévia do Windows 11. A instalação demora um pouco, mas o aparelho consegue fazer boot:

Como fazer boot do Windows 11 em celular Android

É impossível inicializar o Windows usando o bootloader padrão que vem de fábrica em aparelhos com chip da Qualcomm. Isso acontece porque a fabricante impede a modificação de dois componentes cruciais: o “xbl”, que é o firmware UEFI; e o “abl”, necessário para carregar o kernel do Linux.

Por isso, a equipe Renegade criou um firmware que parece um kernel Linux graças a um “cabeçalho mágico” e outros truques. Usando esse ambiente UEFI personalizado para o Snapdragon 845, o Windows 11 consegue fazer boot no celular.

Essa iniciativa está em seus estágios iniciais. Se você quiser saber mais sobre o Renegade, confira a página oficial do projeto e o repositório edk2-sdm845 no GitHub.

Já existiam outros projetos para colocar o Windows em celulares Android: por exemplo, em 2019, um desenvolvedor conseguiu rodar o Windows 10 ARM no OnePlus 6T e no Google Pixel 3.

No entanto, nada disso é oficial, nem mesmo previsto pela Microsoft: ela liberou o Windows 11 ARM para ser testado no Surface Pro X e outros PCs com processador Qualcomm. Além disso, um dos requisitos mínimos do sistema é uma tela de pelo menos 9 polegadas; portanto, não espere um retorno real do Windows aos celulares.

Com informações: Windows Latest, XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados