Vaio Z, notebook 4K de luxo com fibra de carbono, é lançado no Brasil

Notebook com design ultraleve promete resistência e desempenho avançado, mas preço de lançamento no Brasil é salgado

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses
Vaio Z (Imagem: Divulgação/Vaio)
Vaio Z (Imagem: Divulgação/Vaio)

A Vaio anunciou nesta segunda-feira (12) o lançamento de um novo Vaio Z no Brasil. O notebook premium conta com tela 4K e design ultraleve, feito com estrutura de fibra de carbono. O computador também deve entregar alto desempenho com processador Intel i7 de 11ª Geração e 32 GB de memória RAM. O preço, como era de se esperar, é alto — ainda assim fica abaixo de um MacBook Pro M1 com a mesma configuração de armazenamento — R$ 19.999, segundo o release, mas R$ 21.599 à vista na loja oficial.

Vaio Z promete leveza e resistência

Segundo a marca, o notebook é o primeiro do mundo a contar com praticamente toda a estrutura de fibra de carbono moldada em 3D. “A fibra de carbono é tradicionalmente aplicada de forma parcial em laptops, mas no caso do novo Vaio Z, ela faz parte de praticamente todo o corpo, o que resulta em uma leveza e resistência acima da média para máquinas de alto desempenho”, explicou Daniela Colin, diretora de Desenvolvimento de Produtos da Positivo Tecnologia, empresa que representa a marca no Brasil.

O notebook pesa cerca de 1 Kg, tem 16,9 mm de espessura e promete alta resistência com a certificação militar MIL-STD-810H, que garante a proteção em quedas em qualquer posição em alturas de até 1,27 metro. A tela LCD de 14 polegadas tem bordas finas e, além da resolução 4K, traz sistema antirreflexo e HDR.

Vaio Z (Imagem: Divulgação/Vaio)

Vaio Z tem tela 4K e teclado retroiluminado (Imagem: Divulgação/Vaio)

Desempenho e autonomia de bateria

O Vaio Z tem processador Intel Core i7-11370H e memória RAM de 32 GB, para alta performance em multitarefa, e traz placa de vídeo Intel Iris XE integrada. O armazenamento é em SSD NVMe PCIe de 4ª geração, e traz 2TB, proporcionando rapidez quatro vezes maior do que SSDs tradicionais, de acordo com a Vaio.

O notebook tem teclado retroiluminado e promete até 10 horas e 30 minutos longe das tomadas com apenas 1 hora de carga. As conexões incluem duas portas USB-C Thunderbolt 4, para transferência de dados com velocidade de até 40 Gb/s, e uma entrada HDMI.

Segurança e mais recursos

A empresa destaca que o Vaio Z conta com o chip TPM (ver. 2.0) projetado para desempenhar operações de criptografia — esse é um dos requisitos para a instalação do Windows 11 (o notebook vem com Windows 10 Pro).

Ainda sobre segurança, o computador traz um bloqueio físico para webcam, além da tecnologia User Sensing, que trava e destrava o notebook automaticamente de acordo com a proximidade do usuário.

Com informações: Vaio.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados