Snapdragon 888 é “exagero” para muitos aplicativos, sugere OnePlus

Testes revelaram que OnePlus 9 Pro tem mecanismo para reduzir velocidade de Chrome, WhatsApp, Instagram e outros apps

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
OnePlus 9 (Imagem: Divulgação/OnePlus)
OnePlus 9 (Imagem: Divulgação/OnePlus)

O OnePlus 9 Pro esteve sob os holofotes na semana passada após a descoberta de um mecanismo que reduz a velocidade de apps populares, como o Google Chrome, Instagram e WhatsApp. Agora, nesta segunda-feira (12), foi a vez de a OnePlus dar mais detalhes sobre o caso. Em seu fórum oficial, a fabricante sugeriu que usar todo o poder de fogo do Qualcomm Snapdragon 888 pode ser um “exagero” para muitos aplicativos.

A explicação partiu de um representante da marca. No tópico, ele afirmou que o desempenho dos chips para smartphones atingiu “um ponto em que seu poder é frequentemente exagerado em certos cenários para muitos aplicativos” nos últimos anos. Seria o caso de apps de redes sociais, navegadores e jogos mais leves.

“Com isso em mente, nossa equipe mudou sua atenção de simplesmente fornecer desempenho absoluto para fornecer o desempenho que você espera de nossos dispositivos enquanto reduz o consumo de energia e a dissipação de calor”, disse. “Queremos combinar cada app com o desempenho mais adequado de que necessita”.

Adiante, a fabricante deu mais explicações sobre o mecanismo. A marca disse que o processador não precisa rodar a quase 3 GHz para abrir uma página da web ou navegar pelo Twitter “sem problemas”. Sendo assim, o OnePlus 9 e o OnePlus 9 Pro reduzem a frequência do chip para economizar energia e evitar a dissipação do calor.

A OnePlus também falou sobre a existência de uma lista baseada nos aplicativos mais populares da Google Play Store que busca otimizar, mantida pela sua equipe de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Entre os apps presentes na relação, estão o Google Chrome, Discord, Facebook, Instagram, Twitter, Zoom e WhatsApp e mais.

“Toda essa otimização só é finalizada depois que nossa equipe de teste garante que a experiência real do usuário não seja afetada negativamente”, afirmaram.

OnePlus 9 Pro (Imagem: Divulgação/OnePlus)

OnePlus 9 Pro (Imagem: Divulgação/OnePlus)

OnePlus 9 Pro reduz velocidade de apps populares

A resposta da empresa é uma reação aos testes realizados pelo AnandTech na última quarta-feira (7). Segundo o site, o OnePlus 9 Pro possui um recurso que limita o desempenho do celular ao executar aplicativos populares na Google Play Store. O telefone, vale lembrar, possui ficha técnica avançada com o Snapdragon 888.

No experimento, notou-se a existência de um mecanismo que impede o uso total do processamento do smartphone. Tal ferramenta pode se resumir a uma espécie de “lista de bloqueio”, que reduz a performance ao detectar a execução de alguns aplicativos específicos. Assim, os apps não conseguem utilizar toda a capacidade do dispositivo.

O OnePlus 9 Pro teve a sua primeira aparição em março. A ficha técnica do smartphone engloba o que há de mais poderoso na atualidade, como o processador Qualcomm Snapdragon 888. A lista de especificações ainda traz até 12 GB de RAM. O preço sugerido do celular começa em US$ 969 (cerca de R$ 5.010 em conversão direta).

Com informações: Android Police e OnePlus (Fórum)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados