Windows 11: Microsoft detalha mudanças pequenas e grandes no design

Equipe de design da Microsoft detalha novidades na interface do Windows 11 e explica processo de criação

Bruno Ignacio
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Menu Iniciar e barra de tarefas do Windows 11 (imagem: reprodução/Microsoft Design)
Novo menu Iniciar e barra de tarefas centralizada no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft Design)

A versão preview do Windows 11 já está disponível há algumas semanas e, junto a diversos recursos, seu visual recebeu uma série de mudanças. Nesta última terça-feira (13), a equipe de design da Microsoft publicou um artigo detalhando as novidades na interface do sistema operacional e explicando o processo de desenvolvimento e criação do time.

Windows 11 traz interface animada e interativa

O novo menu Iniciar e a barra de tarefas centralizada são as novidades mais óbvias no Windows 11, mas o visual do sistema operacional é acompanhado também de uma diversidade de animações e interatividade com o usuário. Essencialmente, o sistema parece mais inteligente e amigável.

Alguns exemplos que valem a pena destacar incluem caixas de seleção com simpáticas animações quando o usuário interage com elas e uma barra de brilho acompanhada de um ícone de sol que gira e se expande conforme você a arrasta. O conjunto de múltiplas microinterações constrói uma interface que é familiar e moderna ao mesmo tempo.

Caixas de seleção são animadas no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft Design)

Caixas de seleção são animadas no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft Design)

Barra de ajuste de brilho no Windows 11 interage com usuário (Imagem: Reprodução/Microsoft Design)

Barra de ajuste de brilho no Windows 11 interage com usuário (Imagem: Reprodução/Microsoft Design)

Microsoft projetou OS para ser “calmante”

De acordo com a líder de design da Microsoft, Christina Koehn, as novidades no visual do Windows 11 foram criadas a partir de mais de 85 estudos e pesquisas comportamentais com usuários novos e de longa data. No artigo publicado no Medium, ela e o diretor de design Diego Baca explicam que o sistema operacional traz consigo uma “profunda empatia pelas necessidades humanas atuais e emergentes”.

Com base nisso, as inúmeras animações aplicadas até mesmo nas pequenas coisas foram implementadas para proporcionar uma interface simpática e calmante. “A calma é muito necessária no mundo de hoje… O Windows 11 facilita isso por meio de experiências básicas que parecem familiares, suavizam a interface de usuário que antes era intimidante e aumentam a conexão emocional”, disse a equipe de design da Microsoft.

Enquanto os pequenos detalhes realmente fazem a diferença no visual do Windows 11, a principal novidade é a possibilidade de centralizar a barra de tarefas em conjunto com um novo menu Iniciar.

“Depois de ouvir as pessoas expressarem a necessidade de mais eficiência e menos ruído ao usar o menu Iniciar, projetamos uma experiência mais limpa e simples que coloca as pessoas no centro, priorizando os aplicativos que amam e os documentos que precisam”, disseram os designers.“Ele também se adapta aos formatos de dispositivos modernos e permite um acesso mais fácil para todos os tamanhos de tela, de um notebook Surface Go a um monitor ultralargo.”

Mais personalização e papéis de parede integrados

Windows 11 traz mais temas para aumentar personalização (Imagem: Reprodução/Microsoft Design)

Windows 11 traz mais temas para aumentar personalização (Imagem: Reprodução/Microsoft Design)

Além disso, o Windows 11 foi projetado para facilitar seu uso em uma máquina pela primeira vez, trazendo configurações iniciais muito mais úteis em comparação ao Windows 10. Outras mudanças que podem passar despercebidas incluem cantos arredondados em todos os recursos e janelas, nova iconografia e uma fonte atualizada nos textos.

Não menos importante, a Microsoft trabalhou junto a um estúdio gráfico para formular uma diversidade de papéis de parede para se integrarem perfeitamente ao novo menu Iniciar. “Queremos que sua jornada rumo ao Windows 11 seja literalmente centralizada desde o início”, afirmou a empresa. Mais temas também estão disponíveis para trazer mais personalização ao sistema operacional.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Canal Exclusivo

Relacionados