Amazon e Facebook temem nova presidente da FTC especialista em antitruste

Amazon e Facebook alegam que Lina Khan pode ser injusta nas investigações por já ter opiniões formadas sobre as empresas

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Lina Khan (Imagem: Graeme Jennings-Pool/Getty Images)

Lina Khan (Imagem: Graeme Jennings-Pool/Getty Images)

A Amazon e o Facebook estão apreensivos com a nova presidente da Federal Trade Commission (FTC) dos EUA, Lina Khan. Para se protegerem, as empresas moveram moções pedindo que Khan não se envolvesse em casos envolvendo as gigantes da tecnologia. Como argumento, as companhias alegaram que a presidente não seria justa, pois já teria concluído que as duas organizações violaram leis antitruste antes de serem julgadas.

O processo mais recente foi movido pelo Facebook, na última quarta-feira (14). Já a Amazon entrou com o pedido em junho, logo após a nomeação de Khan ao cargo de presidente da FTC. Vale explicar que a Federal Trade Commission é responsável por proteger consumidores e prevenir práticas de negócios anticompetitivas por meio das leis antitruste dos EUA.

Ambas as empresas criticaram o fato de que, desde antes de assumir a posição na FTC, Khan já criticava as duas companhias. Sobre o Facebook, ela acha injusto a rede social ter total controle sobre a privacidade dos usuários, já que não há outro serviço parecido no mercado atualmente.

Em relação à Amazon, a presidente diz que a loja pode obter vantagem ilegal sobre varejistas registrados no marketplace, pois a gigante tem acesso a diversos dados de vendas e catálogo de produtos. Por enquanto, ainda não há informações se os pedidos das empresas foram aceitos.

Google e Apple também estão sendo investigados pela FTC

Khan também vai participar de investigações envolvendo Google e a Apple, mas as duas empresas não fizeram o mesmo pedido do Facebook e da Amazon. O Google está sendo analisado por dar preferência para as próprias pesquisas em vez de usar links de concorrentes, além de forçar as fabricantes de celulares Android a instalarem aplicativos da companhia nos aparelhos. A Apple também responde a ações de controle sobre concorrentes na App Store.

Com informações: CNET.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados