Caixa vai usar WhatsApp para informar sobre auxílio emergencial

Parceria vai permitir que beneficiários do auxílio emergencial sejam informados sobre datas de pagamento via WhatsApp

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
WhatsApp no Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Cidadãos que recebem o auxílio emergencial serão avisados sobre o benefício por meio do WhatsApp. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Caixa Econômica Federal e a plataforma, e deve resultar no envio de aproximadamente 500 milhões de mensagens com informações sobre as parcelas a serem pagas.

Os avisos serão enviados aos beneficiários do auxílio emergencial que cadastraram o número do celular no aplicativo Caixa Tem e autorizarem as mensagens no contato inicial. Não haverá nenhum tipo de cobrança por isso e o envio das mensagens poderá ser desativado (ou reativado) a qualquer momento.

As mensagens informarão o beneficiário sobre a data de crédito do auxílio emergencial em sua conta poupança digital (para uso via Caixa Tem), bem como sobre o prazo para liberação de saques em dinheiro. Os avisos via WhatsApp também poderão informar sobre a prorrogação do benefício ou a antecipação de pagamentos, por exemplo.

De acordo com Pedro Guimarães, presidente da Caixa, o uso do WhatsApp tem o intuito de garantir o acesso à informação por beneficiários que, muitas vezes, não têm acesso regular à internet.

Muitas das pessoas que vão receber essas mensagens de graça são pessoas mais humildes, que não teriam condições normalmente [de receber os avisos]. A parceria vem de ter o WhatsApp, que é o maior programa de comunicação por celular do mundo e a Caixa, um banco com 146 milhões de contas ativas.

Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal

Essa interpretação faz sentido. Muitos dos beneficiários do auxílio emergencial não têm um meio fixo de acesso internet ou familiaridade suficiente com a tecnologia para buscar informações sobre o benefício nos canais digitais. Por outro lado, é comum que, a despeito dessas limitações, essas pessoas estejam familiarizadas com o WhatsApp.

Informações sobre auxílio emergencial no WhatsApp (imagem: reprodução/Caixa)

Informações sobre auxílio emergencial no WhatsApp (imagem: reprodução/Caixa)

Parceria com WhatsApp é inédita

Dario Durigan, diretor de políticas públicas para o WhatsApp, explica que é a primeira vez que a plataforma estabelece esse tipo de parceria.

O WhatsApp faz questão de estar ao lado do estado brasileiro, do governo federal e da Caixa em especial nesse esforço que é fundamental para levar o auxílio a quem mais precisa.

Dario Durigan, diretor de políticas públicas para o WhatsApp

É claro que essa ideia pode servir de base para golpes, por isso, Durigan explica que as mensagens serão enviadas a partir de uma conta verificada no WhatsApp e que o serviço nunca pedirá senha ou dados pessoais. Se o beneficiário se deparar com esse tipo de solicitação, deve desconsiderar a mensagem imediatamente.

Com informações: Agência Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados