Facebook leva jogos ao iPhone via web para contornar regras da App Store

Serviço de jogos por streaming na nuvem do Facebook Gaming chega ao iOS (iPhone e iPad) via web app nesta sexta-feira (23)

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Facebook Gaming (Imagem: Divulgação/Facebook)

Facebook Gaming (Imagem: Divulgação/Facebook)

A partir desta sexta-feira (23), o Facebook Gaming começa a levar o seu serviço de jogos por streaming na nuvem ao iOS (iPhone e iPad). A plataforma, porém, funciona por meio do navegador web para burlar certas regras da App Store, como a taxa de 30% sobre as microtransações nos games. No catálogo, há desde títulos mais simples, como Paciência, até os com gráficos mais pesados, como Asphalt 9.

A estratégia do Facebook tem um grande problema, porém: a Apple não deixa desenvolvedores de apps direcionarem usuários para sites com recursos de microtransações que não sejam da maçã. No caso do Facebook Gaming, a plataforma transmite jogos diretamente pela nuvem, sem precisar fazer o download, e ainda oferece um sistema de pagamento exclusivo da rede social, o Facebook Pay.

Além do Facebook, outras empresas com serviços de jogos na nuvem seguiram pelo mesmo caminho, como Microsoft e Amazon. O Xbox Cloud Gaming e o Luna também funcionam via web app para não serem bloqueados no iOS.

A Apple até deixa empresas incluírem plataformas de streaming na App Store, mas, para isso, todos os títulos do catálogo também precisam ser oferecidos na loja da maçã, com suas próprias páginas para serem avaliados de forma individual.

Para o vice-presidente do Facebook Gaming, Vivek Sharma, essas barreiras que a Apple coloca na App Store “impedem os usuários de descobrirem novos jogos, acessarem os títulos em diferentes dispositivos e usarem a plataforma de streaming em um aplicativo nativo e otimizado para iOS”.

Web app do Facebook Gaming é limitado no Safari

Mesmo com o web app, o Facebook Gaming ainda tem certas limitações no Safari. Por exemplo, o som dos jogos fica desativado por padrão, não é possível enviar notificações e a qualidade gráfica não fica tão boa quanto se fosse em um aplicativo nativo. Por enquanto, não há qualquer previsão para a Apple mudar a política de games por streaming na App Store.

Hoje, o serviço de jogos por streaming do Facebook Gaming está disponível nos EUA, Canadá e México. Alguns títulos mais simples que funcionam em HTML5, como Perguntados, Angry Birds e mais, podem ser acessados em outras regiões, incluindo o Brasil. A plataforma é gratuita e para usar é preciso apenas ter uma conta no Facebook.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Canal Exclusivo

Relacionados