PicPay compra Guiabolso para avançar em Open Banking no Brasil

PicPay anuncia aquisição da fintech especializada em Open Banking Guiabolso; apps seguirão funcionando separadamente e sem alterações

Bruno Ignacio
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
App do PicPay (Imagem: Lucas Lima / Tecnoblog)
App do PicPay (Imagem: Lucas Lima / Tecnoblog)

A plataforma de pagamentos PicPay revelou nesta sexta-feira (23) que adquiriu a fintech Guiabolso. A compra da empresa faz parte da estratégia da companhia de se posicionar como protagonista em Open Banking no Brasil. Além disso, a junção dos serviços deverá acelerar o desenvolvimento dos produtos financeiros do PicPay. O valor da transação não foi divulgado.

“O Guiabolso e o PicPay são líderes da transformação pela qual o sistema financeiro vem passando e agora, juntos, vão dar mais um passo na missão de melhorar a relação das pessoas com o dinheiro e revolucionar o sistema financeiro brasileiro”, disse Thiago Alvarez, fundador do Guiabolso, em comunicado à imprensa. Ele também entrará para o time do PicPay como diretor do novo setor de Open Banking.

“A aquisição visa posicionar o PicPay como protagonista do Open Banking, além de acelerar a nossa operação de marketplace financeiro, que já conta com cartão, crédito pessoal e empréstimo entre pessoas”, explicou José Antonio Batista, CEO do PicPay.

Agora, a plataforma de pagamentos vai absorver completamente a operação do Guiabolso, que conta com 6 milhões de usuários e R$ 1 bilhão de crédito concedido através de parceiros. A aquisição também estaria alinhada com o propósito de democratização de crédito do PicPay, de acordo com Eduardo Chedid, vice-presidente de Serviços Financeiros da empresa.

Nada mudará para os usuários

Na prática, nada mudará para os usuários do PicPay e do Guiabolso. Ambos os aplicativos seguirão funcionando separadamente, sem nenhuma mudança imediata. Porém, novos serviços e funcionalidades começarão a ser implementadas em breve, trazendo sinergia entre os dois apps a fim de melhorar a experiência dos clientes das duas fintechs. Estruturalmente, o quadro de 200 funcionários do Guiabolso, especializados em tecnologia e dados, se juntará ao time de mais de 3 mil colaboradores do PicPay.

Trata-se de uma operação estratégica e importante para o futuro do fintech, que incorpora agora a expertise tecnológica, de inteligência de dados e de execução do Open Banking do Guiabolso. Além disso, a plataforma já conta com um marketplace financeiro consolidado, com mais de dez parceiros e nomes como Creditas, BV, Digio, Icatu e Órama.

Portanto, o PicPay acabou de aumentar seu leque de parceiros na distribuição de cartões, empréstimos, seguros e investimentos, contando também com um enorme potencial de escala com mais de 55 milhões de usuários cadastrados na plataforma de pagamentos digitais.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Relacionados