Microsoft 365 vai abandonar Internet Explorer de vez a partir de agosto

Suporte ao Internet Explorer no Microsoft 365 chega ao fim em 17 de agosto; Microsoft recomenda uso de um navegador moderno

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 ano e 6 meses
Internet Explorer (Imagem: Josh Holmes/Flickr)
Internet Explorer (imagem: Josh Holmes/Flickr)

A Microsoft revelou, em 2020, que o suporte ao Internet Explorer 11 (IE11) na plataforma Microsoft 365 deixará de existir em agosto de 2021. Não haverá adiamentos: em lembrete recente, a companhia confirmou que o suporte será encerrado no dia 17 do próximo mês.

O fim do suporte não causa, necessariamente, uma incompatibilidade imediata dos serviços do Microsoft 365 com o navegador. O Internet Explorer ainda poderá ser acessado, mas o usuário não terá nenhuma garantia de que suas aplicações funcionarão normalmente.

Em nota, a Microsoft alerta: “se você tiver problemas ao acessar aplicativos e serviços do Microsoft 365 no IE11 após 17 de agosto de 2021, o suporte não estará disponível”.

A companhia também informa que não haverá novos recursos do Microsoft 365 relacionados ao Internet Explorer e que, em vez disso, o usuário deverá esperar uma piora progressiva no uso associado de ambos, até que, eventualmente, o navegador não possa mais ser usado.

O Microsoft Edge tem um modo de compatibilidade com o Internet Explorer, mas esse recurso pode ser usado para auxiliar na transição para um navegador atual, não devendo ser considerado uma forma de estender o suporte ao IE11 no Microsoft 365.

O que usuários e organizações devem fazer é, dentro do possível e o quanto antes, migrar a sua aplicação para um navegador moderno. Isso porque o suporte ao Internet Explorer vem sendo encerrado gradativamente.

No caso do Microsoft 365, a empresa explica que, a partir de 17 de agosto, usuários que fizerem login no Outlook Web App via Internet Explorer e tiverem contas baseadas no Active Account Directory (AAD) terão acesso à experiência completa do serviço, mas não receberão novos recursos.

O mesmo vale para usuários do SharePoint no Microsoft 365 que acessarem documentos usando as opções “Abrir com o Explorer” e “Exibir no Explorador de Arquivos”.

Já os usuários que fizerem login no Outlook Web App usando uma conta Microsoft (MSA) e o IE11 serão redirecionados ao Outlook Web App Light, ferramenta desenvolvida especificamente para navegadores antigos.

Internet Explorer vem perdendo suporte aos poucos

O fim do suporte ao Internet Explorer 11 no Microsoft 365 é apenas uma das etapas de “aposentadoria” do navegador. O browser perdeu suporte no Microsoft Teams em novembro de 2020, por exemplo, e deve ser retirado do Windows 10 até junho de 2022, pelo menos em algumas versões do sistema operacional.

Como alternativa, a companhia recomenda um produto da casa (como não poderia deixar de ser): o Microsoft Edge com motor Chromium.

Com informações: Microsoft.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados