Instagram passa a destacar vídeos nos perfis e some com botão IGTV

Rede social trocou o botão do IGTV por um botão de play que dá destaque a um feed de vídeos no perfil dos usuários em formato semelhante ao Reels

Pedro Knoth
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Instagram agora agrupa vídeos em aba dedicada no feed (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)
Instagram agora agrupa vídeos em aba dedicada no feed (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

O botão do IGTV está sumindo de vez para usuários do Instagram. A rede social passou a destacar vídeos de maior duração nos perfis, em uma aba dedicada. A área inclui conteúdo postado direto no feed principal e no próprio IGTV. Nesta terça-feira (27), a plataforma anunciou em sua conta no Twitter que aumentou o limite de tempo dos Reels para 60 segundos.

Instagram consolida Reels e deixa IGTV de lado

No começo do ano, Adam Mosseri, CEO do Instagram, anunciou que tentaria consolidar o formato do Reels e do IGTV para competir com o TikTok. Não à toa, já que a plataforma de vídeos da ByteDance igualou-se a apps do Facebook ao superar a marca de 3 bilhões de downloads no mundo inteiro há 2 semanas.

Mosser chegou a publicar um vídeo falando sobre as mudanças da plataforma, cujo principal pilar passou a ser o criador de conteúdo: a rede social quer desenvolver mais ferramentas para monetizar posts, Reels, e até pretende pôr em prática um recurso para vender tokens não fungíveis — NFTs.

Mas o Reels prevaleceu como formato, enquanto o botão do IGTV (televisão com risco e antenas) foi substituído por um botão de “play” no perfil.

Perfil do Tecnoblog no Instagram com o novo botão de vídeos (Imagem: Reprodução)

Perfil do Tecnoblog no Instagram com o novo botão de vídeos (Imagem: Reprodução)

Vídeos antes disponíveis no IGTV aparecem agora em um formato de feed vertical, com destaque no perfil do usuário. Antes, havia uma página separada apenas para o recurso. O chefe do Instagram disse ao The Verge que as pessoas ainda não sabiam muito bem o que era o IGTV.

Mudanças no Instagram incluem tradução em Stories

Mais do que nunca, o Instagram quer deixar o estereótipo de que ele é apenas para fotos. Mosseri afirmou em um vídeo no Twitter que a rede social vai procurar “abraçar o vídeo de uma forma mais ampla”.

Recentemente, essas mudanças têm sido acompanhadas por usuários já em alguns formatos da plataforma, como o Stories, que ganhou tradução de texto simultânea para mais de 90 idiomas na semana passada.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Relacionados