Elon Musk critica Apple e diz que taxas da App Store são “imposto global”

Elon Musk questiona políticas da App Store e diz que Epic Games "está certa" em processar Apple por monopólio envolvendo loja de aplicativos

Pedro Knoth
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Elon Musk aconselha tomar cuidado com investimentos em criptomoedas (Imagem: Thomas Hawk/Flickr)
Elon Musk aconselha tomar cuidado com investimentos em criptomoedas (Imagem: Thomas Hawk/Flickr)

Em mais um comentário polêmico que mantém sua reputação como um executivo de falas inusitadas, o bilionário Elon Musk, CEO da Tesla, Neuralink e SpaceX, disparou contra a Apple e mencionou que as taxas de 30% cobradas pela empresa na App Store são um “imposto global” sobre a internet. Musk ainda afirmou que “a Epic está certa”, se referindo ao processo gigantesco entre Apple e Epic Games, criadores do Fortnite que acusam a fabricante do iPhone de monopólio.

Elon Musk quis vender Tesla para Apple por US$ 60 bilhões

O dono da montadora de carros elétricos tem uma história com a Apple, alvo de seu comentário feito no Twitter na sexta-feira (30). Em 2020, Elon Musk declarou que tentou vender a Tesla por 8% do valor atual — US$ 60 bilhões — para a empresa fundada por Steve Jobs.

Na semana passada, durante a conferência para divulgar os resultados financeiros da Tesla, Musk alfinetou a Apple em um comentário mais implícito, ao afirmar que deixaria outras empresas usarem as estações de recarga da Tesla. O CEO falou na ocasião que “não gostaria de criar um muro” e usar isso para “ferir” a competição. Em seguida, ele mencionou que a tática era usada por algumas empresas, e então fingiu uma tosse e disse: “Apple”.

Apesar das polêmicas envolvendo Musk e Apple, é a primeira vez que o chefe da Tesla ataca as políticas da App Store. A montadora não possui um app oficial disponível no marketplace de aplicativos.

CEO da Tesla desmente que teria cogitado comandar Apple

Elon Musk também foi ao Twitter rebater os rumores de que ele teria cogitado ocupar o cargo de presidente executivo da própria Apple, substituindo o atual CEO, Tim Cook. Um livro afirma que os dois participaram em negociações de aquisição da Tesla, mas que Musk pediu para ser chefe da empresa, ao que Cook teria respondido com um palavrão e desligado na cara do bilionário. Ambos alegam que nunca se falaram ou se encontraram.

Ao mesmo tempo em que Musk afirma que a App Store é um “imposto global” da internet, a Epic Games, desenvolvedora do Fortnite, move uma ação na Justiça americana contra a Apple, acusando-a de monopólio.

A Epic tentou burlar as taxas aplicadas aos desenvolvedores na loja, quando lançou a versão mobile de seu jogo mais popular. Em audiência, advogados do estúdio de games argumentaram que a Apple deveria permitir lojas terceirizadas. Mais de 1 bilhão de usuários de iPhone no mundo dependem da benção da Apple para baixar apps — aqueles que não cumprem as exigências são barrados, como foi o caso do Fortnite.

Com informações: MacRummors

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Relacionados