WhatsApp agora deixa você mandar fotos e vídeos que somem após serem vistos

Recurso do WhatsApp permite enviar fotos e vídeos com visualização única; mídia temporária desaparece depois de ser aberta pelo destinatário

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Fotos temporárias chegam ao WhatsApp no Android e iOS (Imagem: Divulgação/WhatsApp)
Fotos temporárias chegam ao WhatsApp no Android e iOS (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

O WhatsApp anunciou nesta terça-feira (3) a chegada do recurso que permite enviar fotos ou vídeos temporários, com visualização única. Segundo o mensageiro, a ideia é “dar às pessoas uma camada adicional de privacidade e controle sobre o que elas enviam”. A função chega aos aplicativos para Android e iPhone (iOS).

Fotos e vídeos temporários somem após uma visualização

As fotos temporárias chegaram ao WhatsApp Beta para Android em junho, e em julho para o iOS. O WhatsApp afirma que o recurso pode ajudar usuários a evitarem o acúmulo de mídia que não é importante — ou que tem uma função temporária — como uma lista de compras ou fotos de uma roupa que você esteja experimentando.

Ao ser enviado, o arquivo fica escondido sobre a palavra “Foto” ou “Vídeo”, o que requer que o usuário toque sobre o texto para abri-lo. Após a abertura, o mensageiro troca a palavra “Foto” ou “Vídeo” pela frase “Mensagem aberta”.

Privacidade também é um dos fatores que motivaram a implementação da função:

“Esperamos que as pessoas continuem atentas ao que compartilham e que, com o recurso de visualização única, possam se sentir mais confiantes e confortáveis para enviar coisas que podem ser confidenciais, como a senha do Wi-Fi, para pessoas que elas conhecem e confiam.”

O WhatsApp esclarece ainda que assim como as demais mensagens enviadas no aplicativo, as mídias com visualização única também são protegidas por criptografia de ponta a ponta.

WhatsApp não avisa quando usuários tiram print

Vale lembrar que o destinatário ainda poderá tirar print da tela exibindo uma foto ou vídeo temporário sem que o remetente saiba, portanto, tenha isso em mente antes de enviar conteúdo confidencial.

Segundo a empresa, o recurso está sendo liberados gradualmente a partir desta semana para todos os usuários. Para receber a função, é necessário ter a versão mais recente do mensageiro instalada.

Você pode acompanhar em detalhes, neste tutorial, o passo a passo de como enviar fotos que se autodestroem no WhatsApp.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados