Windows 365: teste grátis é suspenso pela Microsoft devido à alta demanda

Windows 365, serviço de PCs em nuvem por assinatura, está disponível para ser contratado no Brasil desde o começo da semana

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Windows 365 (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Windows 365 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

A Microsoft interrompeu temporariamente as inscrições para o período experimental gratuito do Windows 365. A companhia afirmou, nesta terça-feira (3), que a suspensão foi aplicada depois que a capacidade de testes do produto foi alcançada. A medida foi adotada um dia após o lançamento do serviço de PCs em nuvem por assinatura.

A medida atinge apenas o programa de testes da solução. No site da plataforma para o Brasil, a Microsoft explicou que pausou as novas assinaturas de avaliação devido a “uma demanda sem precedentes”. Os consumidores, por outro lado, ainda podem contratar os planos oferecidos pela companhia na modalidades Business e Enterprise.

“Vimos uma resposta inacreditável ao Windows 365 e precisamos pausar nosso programa de teste gratuito enquanto fornecemos capacidade adicional”, explicou Scott Manchester, diretor de gerenciamento de programa do serviço, em seu perfil do Twitter no mesmo dia. A companhia também disponibilizou um formulário para que os interessados sejam notificados quando os testes retornarem: info.microsoft.com.

Microsoft avisa sobre suspensão de testes do Windows 365 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Microsoft avisa sobre suspensão de testes do Windows 365 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Microsoft libera Windows 365 no Brasil e outros países

A suspensão ocorreu pouco depois que a Microsoft liberou o Windows 365 ao público. Na segunda-feira (2), a companhia disponibilizou a contratação do serviço no Brasil e em outros países. Três planos são encontrados no catálogo: Basic, Standard e Premium.

Em comum, as três modalidades oferecem compatibilidade com as versões desktop do Office, Outlook e OneDrive. Mas a versão Basic, por exemplo, tem suporte ao Microsoft Teams somente para chats e chamadas de voz. Para ter acesso à experiência completa, é preciso recorrer ao Standard, que é o plano intermediário do serviço.

A opção mais robusta é conhecida como Premium. Além dos recursos citados acima, o pacote oferece compatibilidade com a versão desktop do Microsoft Visual Studio, Power BI e Dynamics 365. Segundo a companhia, o plano é para quem precisa executar “cargas de trabalho de alto desempenho e processamento de dados mais robusto”.

Os valores variam de acordo com as opções escolhidas e a quantidade de usuários cadastrados. Além dos planos citados acima, o consumidor também pode contratar máquinas virtuais com processador de um até oito núcleos virtuais, além de memória RAM de entre 2 GB e 32 GB. O armazenamento varia de 64 GB até 512 GB.

Com informações: Microsoft (Twitter) e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados