Game Boy Pocket é modificado com painel solar e bateria recarregável

Game Boy Pocket modificado ganha duas horas de uso adicionais para cada hora que passa em contato com a luz do sol

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Game Boy Pocket com painel solar (Imagem: Reprodução/YouTube HMNS - Houston Museum of Natural Science)
Game Boy Pocket com painel solar (Imagem: Reprodução/YouTube HMNS - Houston Museum of Natural Science)

O Game Boy Pocket pode dar adeus às pilhas, se houver um painel solar conectado ao portátil. Foi o que fez um hacker no canal do Museu de Ciências Naturais de Houston, no YouTube. Após 25 anos desde o lançamento original, essa é a primeira vez que o videogame da Nintendo é modificado com uma bateria recarregável pela luz do sol.

O modelo original do Game Boy Pocket usava duas pilhas AA para funcionar — ou seja, sempre que a bateria acabava, era preciso comprar outras. Com o passar do tempo, o console portátil ganhou modificações de outros usuários, que incluíram telas de LCD retroiluminadas e até módulos com baterias de lítio recarregáveis.

Com o painel solar, o hacker dono do Game Boy Pocket não deve mais se preocupar com a carga da bateria daqui para frente. No vídeo publicado no YouTube, o usuário mostra todo o processo de criação do sistema em um tutorial de quase uma hora. Assista ao vídeo completo (em inglês) logo abaixo:

O painel solar recarrega uma bateria dentro no console

Basicamente, o hacker conectou ao videogame um painel solar pequeno o bastante para caber na traseira do Game Boy Pocket, mas com potência suficiente para recarregar uma bateria de lítio de 1.000 mAh. Assim, sempre que o portátil for colocado em contato com a luz do sol, ele será recarregado quando estiver desligado.

Segundo o hacker, a bateria usada no Game Boy Pocket tem autonomia de até 12 horas, dependendo do tipo de jogo e do brilho da tela. Com o painel solar, o videogame consegue cerca de duas horas a mais de jogatina para cada hora que ficar recarregando na luz do sol. Mesmo não sendo uma ideia muito prática, é sempre bom incentivar o uso de fontes mais limpas de energia.

Com informações: Gizmodo.

Receba mais sobre Linha Game Boy na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados