Team Fortress 2 é refeito por modders na engine de Half-Life: Alyx

Amper Software está recriando o shooter Team Fortress 2 no motor gráfico Source 2 com uma ferramenta sucessora de Garry's Mod

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Team Fortress 2 (Imagem: Divulgação/Valve)
Team Fortress 2 (Imagem: Divulgação/Valve)

Como a Valve não anuncia novidades para Team Fortress 2 há anos, os modders da Amper Software estão recriando o shooter por conta própria usando o mesmo motor gráfico de Half-Life: Alyx e Dota 2 — a engine Source 2. Por enquanto, o projeto ainda está em fase de desenvolvimento inicial, mas já é possível ver algumas classes em ação nos mapas refeitos de Team Fortress: Source 2 (TF:S2).

Com equipe formada por fãs de longa data do jogo de tiro, a Amper Software quer atualizar todos os recursos de Team Fortress 2 e eliminar a engine antiga — a primeira Source. “Nosso objetivo é refazer, melhorar, renovar e criar uma nova experiência para Team Fortress no motor Source 2 usando o s&box“, explicou o grupo em um post no site do TF:S2.

O processo, porém, não envolve só melhorar a parte gráfica do jogo. “Esse projeto é um grande empreendimento. Temos que considerar todos os detalhes da jogabilidade de TF2 e tentar reconstruir cada uma das mecânicas para parecer semelhante ao jogo base, mas com bastante dedicação, acredito que podemos fazer isso”, concluiu.

Confira, a seguir, uma prévia da classe Pyro em ação no mapa Spytech refeito com as tecnologias de iluminação e efeitos da Source 2:

TF:S2 é criado no s&box, sucessor espiritual de Garry’s Mod

O s&box citado pela Amper Software é uma espécia de sucessor espiritual de Garry’s Mod — uma grande ferramenta em sandbox que permite aos usuários criarem literalmente qualquer coisa com o motor Source 1, desde modelos em 3D até jogos completos. Com funções semelhantes, o s&box é uma nova versão que usa os recursos da engine Source 2.

Contudo, o s&box também está em fase de desenvolvimento — ou seja, a Amper Software está trabalhando com uma ferramenta incompleta. Isso pode ser um obstáculo para a criação de Team Fortress: Source 2, que ainda está no início. Segundo a produtora, a equipe já conta com mais de 20 voluntários nas áreas de design digital, programação, e criação de níveis.

Segundo os desenvolvedores da Amper Software, uma das partes mais difíceis do processo é recriar os mapas na Source 2. Muitos elementos da Source original não podem ser convertidos de forma direta no s&box e precisam ser refeitos do zero. Mesmo com as dificuldades, a equipe avançou bastante nas arenas Arena Well e Spytech.

Mapa Spytech de Team Fortress 2 refeito na engine Source 2 (Imagem: Divulgação/Amper Software)

Mapa Spytech de Team Fortress 2 refeito na engine Source 2 (Imagem: Divulgação/Amper Software)

Como TF:S2 não é um produto comercial, a Valve ainda não implicou com o ideia. Ao contrário de outras equipes que tentaram melhorar Team Fortress 2 no passado, a Amper Software parece estar empenhada com a criação da sequência na Source 2. Porém, não dá para saber se só o amor do time pelo jogo será capaz de levar o projeto até o final.

Com informações: PC Gamer, Amper Software.

Receba mais sobre Team Fortress 2 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Canal Exclusivo

Relacionados