Serasa permite bloquear acesso de empresas ao score de crédito de CPF

Consumidor pode usar nova ferramenta de bloqueio do score do Serasa para impedir que empresas enviem propostas de crédito e serviços

Pedro Knoth
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Serasa Experian (Imagem: Reprodução/Facebook)

Serasa Experian (Imagem: Reprodução/Facebook)

O birô de crédito Serasa Experian lançou uma ferramenta que permite ao usuário do serviço Serasa Premium, que realiza um monitoramento de CPF e CNPJ, bloquear o acesso à sua pontuação — conhecida como score — de crédito em buscas feitas a partir do sistema da empresa usando o CPF.

O Serasa chama a nova ferramenta que esconde o score de crédito de Lock & Unlock (trave e distrave, em tradução livre). A entidade afirma que a ferramenta vai ajudar na diminuição de fraudes financeiras praticadas por consumidores que escondem sua pontuação de empresas.

Ferramenta é destinada apenas a membros do Serasa Premium

O Lock & Unlock está disponível para 400 mil assinantes do Serasa Premium, um plano com mensalidade de R$ 19,90 — a opção anual custa R$ 49,90.

O score do Serasa é uma pontuação de crédito que vai de 0 a 1000 e indica ao mercado quais são as chances do consumidor pagar suas contas em dia. Ele é vinculado ao CPF do consumidor e utilizado pelas empresas para oferecer linhas de crédito, além de serviços financeiros. Quanto menor o score — mais próximo a 0 — maior o risco de oferecer crédito à pessoa.

Se a exibição da pontuação do cliente estiver bloqueada, é um sinal para as empresas de que ele não está interessado em receber ofertas de crédito ou serviços. O Serasa ainda vai avisar quando consultas desse tipo forem realizadas dentro da plataforma, permitindo que o usuário analise o tipo do pedido. Essa notificação é enviada somente para assinantes do Serasa Premium.

Score do Serasa não é afetado por bloqueio

O diretor do Serasa, Pedro Dias Lopes, chamou a ferramenta de Lock & Unlock de “um passo importante” para a empresa. Disse ele em comunicado:

“Acreditamos que essa é uma revolução no mercado de crédito, que oferece ainda mais autonomia e proteção às empresas e aos consumidores, que, a partir de agora, podem sinalizar se estão em busca de crédito e decidir com apenas um clique se permitem ou não que as empresas conheçam o seu Serasa Score”

Mesmo se o consumidor escolher bloquear seu score, a pontuação ainda será calculada normalmente pelo birô, e o consumidor continua tendo acesso a ela em todos os canais do Serasa. Dívidas também não serão afetadas pela nova ferramenta — nada muda em relação à nota do usuário.

Caso o consumidor queira receber ofertas de crédito e outros serviços que envolvem consultas a seu score, ele pode realizar o desbloqueio no site ou aplicativo do Serasa.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Relacionados