Chrome vai permitir proteger abas anônimas com biometria no Android

Recurso para bloquear abas anônimas já aparece nas versões para desenvolvedores do Chrome para Android, mas ainda não pode ser ativado

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
google chrome app android tecnoblog

As abas anônimas do Google Chrome vão ganhar mais uma camada de proteção no Android. Em breve, o usuário poderá configurar o aplicativo para exigir uma autenticação antes de acessar a navegação anônima.

A novidade foi descoberta pelo site ChromeStory no Chromium Gerrit, plataforma de revisão de códigos do projeto de código aberto, que serve de base para o Chrome e para outros navegadores.

Quando ativado nas flags do browser, uma nova opção aparece em Configurações > Privacidade e Segurança. Com ela ativada, o aplicativo passa a exigir que o usuário se autentique novamente para acessar as abas do modo incognito, seja por código ou por biometria (impressão digital ou reconhecimento facial).

O recurso já aparece no Chrome Canary, versão do software destinada a desenvolvedores, mas, no momento, ainda não está funcionando – mesmo ativando a flag correspondente, a opção não aparece na lista do menu de configurações. Por isso, dá para estimar que serão necessários mais alguns meses até que os usuários recebam a proteção.

Chrome para iOS já bloqueia abas anônimas

O bloqueio para as abas anônimas não é uma novidade para o navegador do Google, no entanto. Na versão para iPhones, já é possível ativar esse recurso em Configurações > Privacidade > Bloquear abas anônimas após fechar o Chrome. Assim, o usuário pode recorrer ao Touch ID ou ao Face ID para voltar à navegação anônima.

O recurso, porém, parece não estar disponível para todos – aqui, em um iPhone SE com o beta do iOS 15 e o navegador atualizado para a versão 92, ele não aparece.

Outros browsers, como o Firefox e o Brave, não oferecem um recurso específico para as abas anônimas, permitindo apenas bloquear o browser inteiro com código ou biometria.

Com informações: 9to5Google

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados