WhatsApp vai ganhar reações a mensagens como no Facebook e Instagram

Pistas de que WhatsApp terá reações a mensagens foram encontradas recentemente, mas não há data definida para recurso estrear

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp (Imagem: Haberlernet/Flickr)
WhatsApp (imagem: Haberlernet/Flickr)

Se você alguma vez desejou que o WhatsApp permitisse reações a mensagens — de modo similar às reações do Facebook Messenger ou Instagram Direct, por exemplo —, saiba que esse recurso deve virar realidade em breve: há pistas de que uma função do tipo está sendo desenvolvida para o mensageiro.

Não que esboçar reações seja uma tarefa impossível ou complicada atualmente. Você pode fazer isso simplesmente enviando emojis, figurinhas ou, ainda, expressões como “kkkkk” e “haha”.

O problema é que qualquer uma dessas ações corresponde a uma nova mensagem. Talvez seja mais cômodo ou até mais envolvente manifestar reações diretamente sobre interações específicas — não é por acaso que vários serviços de mensagens funcionam assim (Twitter, Instagram, Discord e por aí vai).

Reações no WhatsApp: como e quando?

É o que todo mundo gostaria de saber. Por enquanto, não há nenhum anúncio oficial sobre o assunto. Os sinais de que o WhatsApp está trabalhando em reações foram descobertos pelo WABetainfo, que aponta que o recurso deve ser liberado em alguma versão beta do aplicativo, embora não se saiba quando.

O veículo também aponta que as reações estão em fase inicial de desenvolvimento, o que explica a ausência de capturas de tela que mostram as reações sendo aplicadas.

Em contrapartida, o WABetainfo obteve uma captura que exibe um aviso de que o usuário recebeu uma reação, mas precisa atualizar o seu aplicativo do WhatsApp para visualizá-la em seu dispositivo.

Você recebeu uma reação. Atualize a sua versão do WhatsApp para visualizar reações. (imagem: WABetaInfo)
Você recebeu uma reação. Atualize a sua versão do WhatsApp para visualizar reações. (imagem: WABetaInfo)

A captura de tela foi registrada em um celular Android, mas é bastante provável que as reações também apareçam nas versões para iPhone e desktop do WhatsApp.

Essa não é uma funcionalidade essencial ou que irá mudar a vida de alguém, mas, pela comodidade, será bem-vinda.

Como já dito, não há informação sobre quando isso acontecerá, mas, como o recurso está em fase inicial de desenvolvimento, não devemos esperar por novidades a respeito em um futuro próximo.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados