Windows 11 in React é uma versão do sistema que roda no seu navegador web

Projeto Windows 11 in React busca replicar experiência do sistema operacional da Microsoft para ser aproveitada pelo navegador

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses

Windows 11 terá alterações no visual, um novo menu Iniciar, melhorias em aplicativos nativos e outras novidades. Por enquanto, o próximo sistema operacional da Microsoft não está disponível para todos e só pode ser utilizado através de versões experimentais. Mas já é possível dar uma olhadinha nas mudanças que serão levadas ao software diretamente pelo navegador, através do Windows 11 in React.

A iniciativa parte do desenvolvedor identificado como Blue Edge. Pelo GitHub, ele explicou que o projeto foi feito através de padrões da web, como React, CSS e JavaScript. “Honestamente, levou de dois a três dias para coletar os ativos, dois a três dias de planejamento e cerca de seis dias para programá-lo”, afirmou.

O Windows 11 in React replica a experiência do sistema operacional. Ao acessá-lo pelo browser, o usuário é recepcionado na área de trabalho e tem acesso à interface e algumas funções do sucessor do Windows 10, como o menu Iniciar e a área de widgets. Também é possível executar o Bloco de Notas, Microsoft Edge e outros programas.

Windows 11 in React (Imagem: Reprodução/Blue Edge/GitHub)
Widgets e demais funções do Windows 11 executados pelo navegador (Imagem: Reprodução/Blue Edge/GitHub)

Windows 11 in React replica experiência do novo sistema

Consegui utilizá-lo no Google Chrome para macOS Big Sur nesta quinta-feira (26). Nos meus testes, acessei a página inicial do Tecnoblog diretamente pelo navegador, como mostra a primeira imagem do texto. Também abri o Bloco de Notas e Terminal. Mas, é claro, nem todas as funções estão presentes, como é o caso do explorador de arquivos.

O Windows 11 in React é gratuito. Para utilizá-lo, basta acessar o seguinte site em seu navegador pelo computador: win11.blueedge.me. Caso você queira saber mais sobre a iniciativa, o projeto também está disponível no GitHub: github.com.

Com informações: SlashGear

Receba mais sobre Windows 11 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados