Notícias Jogos

PS5 ficou mais leve graças a um sistema de resfriamento menor

PS5 ficou mais leve e agora sabemos o motivo: seu sistema de resfriamento foi reduzido, mas isso não quer dizer que o console tenha piorado, por enquanto

Felipe Vinha
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

O PS5 ganhou um novo modelo que ficou mais leve e isso já sabemos, mas o que a Sony fez para mudar o peso do console? O youtuber Austin Evans publicou um vídeo onde desmonta o aparelho e mostra que alguns detalhes internos mudaram, em especial o sistema de resfriamento, que agora está menor.

PS5 Digital Edition (Imagem: Divulgação/Sony)
PS5 Digital Edition ficou mais leve (Imagem: Divulgação/Sony)

Assim que divulgada pelo youtuber, a informação causou certa preocupação entre fãs. Afinal, o PS5 está esquentando cerca de 2 a 3 graus a mais, de acordo com o vídeo. Além disso, um videogame mais quente pode trazer problemas a longo prazo, como superaquecimento ou tornar o processamento um pouco mais lento.

Contudo, ao que parece, não é motivo para preocupação. O vídeo também explica que o cooler que faz o ar circular dentro do console foi trocado em relação ao modelo anterior, por uma versão aprimorada. Assim, o sistema de resfriamento diminuiu, mas a circulação de ar parece compensar, de alguma forma.

Austin classifica o novo modelo como “um PS5 pior”, mas essa é uma resposta que só ficará mais clara com o tempo.

Veja a imagem que compara o resfriamento do modelo mais pesado e o mais leve, abaixo:

PS5 mais leve tem resfriamento menor (Imagem: Reprodução/YouTube)

PS5 mais leve

Vale lembrar que o modelo de console mais leve começou a aparecer em alguns territórios, como Austrália e Japão, e ainda não tem previsão para chegar ao resto do mundo. Segundo o manual japonês do console, a nova versão (CFI-1100B) pesa 3,6 quilos — 300 gramas a menos em relação à edição anterior (CFI-1000B) de 3,9 quilos.

Ainda de acordo com o manual do produto, o modelo revisado do PS5 Digital Edition acompanha um parafuso diferente para fixar a base do console no aparelho, que pode ser manuseado apenas com as mãos do usuário, dispensando chaves especiais.

O peso mais leve já era de conhecimento público, só restava a dúvida do que a Sony tinha mudado por dentro do aparelho – por fora continua igualzinho. Agora resta saber se a mudança trará algum benefício ou se vai piorar o PS5 a longo prazo.

Com informações: YouTube.

Felipe Vinha

Felipe Vinha é jornalista, roteirista e apresentador. Atua principalmente como jornalista há 15 anos e é formado na área pelo Centro Universitário Augusto Motta (RJ). Também tem formação técnica em Informática e vive por tecnologia, em especial games, desde muito cedo, bem antes de sonhar trabalhar com isso de alguma forma.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque