Metal Gear Solid 5 deixará de ser vendido e perderá multiplayer em 2022

Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain deixará de ser vendido em sua edição digital a partir de março do ano que vem; jogo também perderá funções que são online

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Konami vai dar um fim em Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain. A versão digital do game deixará de ser vendida no PC, PS3 e Xbox 360 a partir de 1 de março de 2022. Além disso, no dia 31 de maio, os servidores online serão desligados, deixando boa parte do game inoperante em termos de interação.

Lançado em 2015, Metal Gear Solid 5 apresenta muitos bons elementos online, que vão além do mero multiplayer. É possível colaborar com outros jogadores para suas próprias missões, resgatando soldados ou desativando bombas nucleares, por exemplo, o que destrava certos momentos durante a aventura.

Depois que os servidores forem desligados, o mais provável é que nada disso seja possível de ser realizado. A Konami não informou se pretende lançar uma atualização para que estas funções sejam convertidas para algum formato offline.

O jogo, contudo, poderá ser aproveitado quase que em sua totalidade em offline. Quem tiver comprado a versão digital antes de ser removida também vai poder baixar de novo quantas vezes quiser, por meio do histórico de compras.

O mesmo vale para quem tem a edição física: o disco vai funcionar sem qualquer mudança maior. Lojas que ainda tiverem o game em estoque vão continuar vendendo. O problema mesmo fica apenas em tentar comprar a versão digital depois de março do ano que vem.

Um motivo para o desligamento e remoção não foi informado, mas possivelmente tem relação comercial de licenciamento. Sem falar que seu criador original, Hideo Kojima, não trabalha mais para a Konami.

O fim de Metal Gear

Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain marcou o fim da série Metal Gear, até então. Em 2018 chegou a ser lançado o game Metal Gear Survive, mas em formato multiplayer e sem qualquer relação mais direta com a história original.

Sem Kojima na Konami, não se sabe se a saga continuará em algum momento. Resta aguardar por mais novidades.

Com informações: Twinfinite.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados