Samsung lança câmera de 200 megapixels para celulares

Samsung Isocell HP1 possui tecnologia para juntar dezesseis pixels em um de 2,56 μm para tirar fotos com resolução de 12,5 megapixels

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Galaxy S21 Ultra (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Samsung revelou, nesta quinta-feira (2), novos sensores de imagem para celulares. Conhecido como Isocell HP1, o componente fotográfico possui resolução de 200 megapixels e é capaz de tirar fotos de 12,5 megapixels com pixels de 2,56 μm. A marca sul-coreana também apresentou o Isocell GN5 de 50 megapixels na mesma ocasião.

O Isocell HP1 oferece alta resolução e versatilidade. O componente possui uma tecnologia chamada ChameleonCell, que unifica quatro pixels ou mais. Isto significa que a câmera pode juntar dezesseis pixels de 0,64 μm em um de 2,56 μm para melhorar a captação da luz em lugares escuros. A resolução, neste caso, é de 12,5 megapixels.

Outras combinações também são possíveis. É o caso da junção de quatro pixels em um de 1,28 μm para imagens de 50 MP. De acordo com a a Samsung, o componente ainda pode entregar imagens com muitos detalhes e fotos nítidas mesmo quando está cortada ou é redimensionada. O sensor ainda filma em 8K a 30 quadros por segundos.

Samsung Isocell HP1 é capaz de juntar dezesseis pixels em um (Imagem: Reprodução/Samsung)
Samsung Isocell HP1 é capaz de juntar dezesseis pixels em um de 2,56 μm (Imagem: Reprodução/Samsung)

Samsung Isocell GN5 tem resolução de 50 megapixels

A fabricante de celulares Samsung Galaxy revelou outro sensor para dispositivos móveis. Com 50 megapixels, o Isocell GN5 é apresentado como o primeiro do mercado a adotar a tecnologia Dual Pixel Pro com dois fotodiodos em um pixel de 1,0 μm. O recurso é conhecido por incrementar o foco automático da câmera de smartphones.

“Essa tecnologia coloca dois fotodiodos, os menores da indústria, dentro de cada pixel de 1,0 μm do sensor, tanto horizontal quanto verticalmente, para reconhecer mudanças de padrão em todas as direções”, explicaram. “Com um milhão de fotodiodos multidirecionais de detecção de fase cobrindo todas as áreas do sensor, o foco automático do Isocell GN5 torna-se instantâneo, permitindo imagens mais nítidas em ambientes com ou sem iluminação”.

A Samsung não informou os primeiros celulares que serão comercializados com os sensores. Mas as amostras do Isocell HP1 e GN5 já estão disponíveis para as fabricantes. 

Com informações: Samsung e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados