iPhones e Androids terão 7 anos de atualizações se depender da Alemanha

Proposta da Alemanha à União Europeia visa aumentar a disponibilidade de correções de segurança para prolongar a vida útil de celulares

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Atualização de software em Samung Galaxy (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Os celulares recebem atualizações de segurança periodicamente. Atualmente, algumas fabricantes disponibilizam as melhorias por quatro anos ou mais, como é o caso da Apple e da Samsung. Mas a Alemanha quer que as correções sejam liberadas pelas companhias por sete anos para prolongar o tempo de vida útil dos smartphones. 

A proposta em discussão na União Europeia visa estender a duração dos telefones. Isto seria possível com a disponibilidade de correções de segurança e o fornecimento de peças de reposição por um período maior. Se aprovada, a nova regra ajudaria a reduzir a emissão de lixo eletrônico, já que os consumidores poderiam manter seus aparelhos em mãos por mais tempo, sem precisar trocá-los por falta de suporte.

Segundo a revista C’t, a Alemanha quer que as empresas ofereçam atualizações de segurança por sete anos. O governo alemão também propõe que as peças de reposição sejam disponibilizadas pelo mesmo período de tempo e por um “preço razoável” aos consumidores. Já a União Europeia deseja aplicar um prazo de cinco anos.

Apple libera iOS 14.5 para iPhone (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Atualização para o iOS 14.5 no iPhone (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Grupo DigitalEurope propõe três anos de correções

As propostas da Comissão Europeia e do governo alemão, por outro lado, não seguem o mesmo desejo da indústria. Isto porque o DigitalEurope, que tem empresas como Apple, Google e Samsung em sua lista de membros, quer que o requisito de correções de segurança seja de três anos para correções de segurança, em vez de cinco ou mais. O grupo também defende limitar a exigência das peças de reposição à tela e bateria.

Ainda que não seja a realidade de todas, algumas empresas oferecem atualizações por um longo período de tempo atualmente. É o caso da Apple que vai levar o iOS 15 ao iPhone 6S, celular lançado há seis anos quando o sistema chegar à versão final. A Samsung também disponibiliza três anos de updates do Android a alguns modelos e quatro anos de correções de segurança aos seus celulares e tablets.

Espera-se que as novas regras entrem em vigor em 2023 caso sejam aprovadas.

Com informações: Android PoliceC’t Magazine e Engadget

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados