Apps do Google Workspace recebem visual Material You do Android 12

Novo design inspirado no Android 12 chega para aplicativos como Gmail, Google Meet e Agenda; usuário da linha Pixel poderá combinar cor de apps com wallpaper

Pedro Knoth
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Usuários do Google Workspace vão ganhar um novo visual para os principais apps que integram a plataforma. O Material You, anunciado com o Android 12, será o novo conceito de interface para programas como Google Meet, Drive — que inclui Google Docs, Sheets e Slides —, Agenda e Gmail.

Ao levar o Material You para o Google Workspace em dispositivos Android, a empresa busca oferecer mais opções de customização aos usuários. A novidade está disponível para todos os clientes do Workspace, bem como para quem usa o G Suite Basic e Business. Nada mal renovar o visual dos apps que se tornaram ainda mais necessários em meio à pandemia, com o aumento da demanda por trabalho remoto.

Usuários finais devem se beneficiar do Material You. Eles vão notar melhorias no visual das barras de navegação de apps do Google Workspace, assim como um botões de ação com uma aparência mais amigável e o uso da fonte Google Sans, que deve melhorar a leitura em tamanhos de fonte menor.

Cor de apps do Workspace combinando com wallpaper

Em smartphones da linha Pixel, do Google, para versões do Android 12 ou posteriores, o usuário terá a opção de combinar o tom de cor de seus apps do Workspace com os tons do papel de parede. O Material You automaticamente fará mudanças na linha, contraste e tamanho do app na interface de acordo com as preferências da conta.

Mas não se preocupe: todas as definições já criadas de esquemas de cores para pastas ou notificações e alertas do Android não serão alteradas pelo update.

A partir desta terça-feira (10), usuários do Google Workspace para Android já podem observar mudanças do novo visual no Gmail e no Drive. O Material You foi atualizado para Google Docs, Sheets e Slides no dia 1º de setembro.

Para Google Meet e Google Calendar e, o Material You chega nos dias 19 e 20 deste mês, respectivamente. Donos de Google Pixel com versão do Android 12 ou posterior instalada podem escolher o wallpaper baseado em seu esquema de cores indo até a aba de Configurações e depois e clicar de Wallpaper & Style (Wallpaper & Estilo, em português).

Google cria Spaces dentro do Workspaces

Vale lembrar que na quarta-feira (8), o Google anunciou uma série de mudanças para o Gmail, com o foco de transformar o simples serviço de e-mail em um hub de comunicação digital — como se fosse um “Outlook do Google”. A empresa quer uma integração maior com dois programas que se tornaram essenciais no trabalho à distância: Google Agenda e Meet.

Outra novidade quente do Google Workspace anunciada pela companhia é o Spaces: uma área de trabalho colaborativo em tempo real, onde o usuário poderá seguir e dar palpites em trabalhos compartilhados.

Confira o novo visual do Material You para cada aplicativo do Google Workspace:

  • Google Drive (disponível hoje)
  • Google Docs, Sheets e Slides (disponível desde o dia 1º de setembro)
  • Google Meet (disponível a partir do dia 19 de setembro)
  • Google Agenda (disponível no dia 20 de setembro)

Com informações: Google

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Canal Exclusivo

Relacionados