WhatsApp vai reviver “Páginas Amarelas” com nova função em São Paulo

Novo recurso do WhatsApp, que mostra uma lista de estabelecimentos comerciais próximos aos usuários, será testado primeiro em São Paulo

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp (Imagem: Haberlernet/Flickr)
WhatsApp (Imagem: Haberlernet/Flickr)

WhatsApp está preparando uma novidade para encontrar lojas, restaurantes e afins nos arredores pelo app. Nesta quarta-feira (15), o chefe do mensageiro, Will Cathcart, anunciou uma função que mostra uma lista de estabelecimentos comerciais próximos ao usuário. Os testes vão começar em São Paulo e serão expandidos em breve.

O recurso é conhecido como “diretório local de negócios” (em tradução livre). Assim como as “Páginas Amarelas”, as famosas listas telefônicas que vivem em nossas memórias, a função mostra as empresas da região. “Isso ajudará você a encontrar e entrar em contato com empresas locais, como a cafeteria, floricultura, loja de roupas de sua vizinhança e muito mais”, disse Cathcart.

Por ora, o recurso será testado apenas em São Paulo. A previsão é de que o diretório seja levado para outras cidades e demais tipos de negócios nos próximos meses. A expansão será realizada com base nos feedbacks de quem utilizou o novo serviço.

WhatsApp testa função que mostra lojas próximas ao usuário (Imagem: Divulgação/WhatsApp)
WhatsApp testa função que mostra lojas próximas ao usuário (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

WhatsApp: como usar a lista de estabelecimentos?

O uso do recurso é simples. Ao tocar no botão para começar uma nova conversa, haverá a opção “Negócios próximos” (em tradução livre) antes da exibição dos contatos. O WhatsApp vai mostrar, em seguida, uma lista de categorias de lojas, restaurantes e demais tipos de estabelecimentos comerciais nas redondezas.

O exemplo revelado pelo executivo mostra a categoria “Comida e bebida”. A página entrega diversos locais que oferecem o tipo de produto ou serviço selecionado anteriormente. Ao escolher um estabelecimento, o aplicativo de mensagens oferece opções para entrar em contato ou visualizar o perfil da cafeteria, padaria e afins.

A função também não vai registrar a localização dos usuários, segundo o chefe do mensageiro:

“Como tudo o que fazemos no WhatsApp, construímos isso de forma privada: não estamos registrando sua localização ou quais empresas você navega”.

Will Cathcart, chefe do WhatsApp

Ainda não há previsão de lançamento do recurso a todos os usuários.

Com informações: ReutersThe Verge e Will Cathcart (Twitter)

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados