Correios suspendem Compra Fora, serviço de importação de produtos dos EUA

Compra Fora foi lançado em 2019 para permitir compras nos EUA com entrega no Brasil; Correios não informou motivo da suspensão

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Compra Fora dos Correios (imagem: reprodução)
Compra Fora dos Correios (imagem: reprodução)

No começo de 2019, os Correios lançaram o Compra Fora, serviço que possibilita aquisição de itens nos Estados Unidos e realiza a respectiva entrega no Brasil. Ou melhor, possibilitava: sem explicar o motivo, a estatal suspendeu o Compra Fora e não deu previsão de quando o serviço voltará a funcionar.

No primeiro ano de funcionamento, o Compra Fora movimentou mais de R$ 1,6 milhão em importações e registrou 35 mil cadastros. Em parte, a facilidade de uso da plataforma explica esses números.

Para começar, o usuário precisava fazer um cadastro nos Correios (idCorreios). Também era possível fazer login no serviço usando credenciais no Facebook ou Google. Essa etapa não exigia pagamento de taxas.

Com o cadastro feito, o usuário recebia um endereço de entrega nos Estados Unidos com seu número de telefone e identificador (suíte). Posteriormente, bastava fazer uma compra online em uma loja do país (como Amazon, eBay e Newegg) informando o endereço fornecido pelo Compra Fora.

Na sequência, os Correios cuidavam de todos os trâmites necessários para o envio da compra ao Brasil, incluindo assistência para o pagamento de impostos e, claro, entrega dentro do território brasileiro.

Para ajudar o usuário a saber se determinada compra vale a pena, o site do serviço disponibiliza um simulador que, com algumas informações (como dimensões do item e valor em dólares), calcula o custo total da operação — apesar da suspensão do serviço, o simulador continua funcionando.

Compra Fora não tem previsão de volta

A proposta é interessante, mesmo assim, o Compra Fora tem futuro incerto. O serviço foi suspenso há alguns dias. No site oficial, um aviso com os dizeres “Comunicamos que a oferta do serviço Compra Fora está temporariamente suspensa” é exibido em destaque.

Aviso no site do Compra Fora (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Aviso no site do Compra Fora (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O mesmo aviso assegura, porém, que compras que estão em processo de envio ao destinatário serão entregues normalmente e oferece o email comprafora@correios.com.br para esclarecimento de dúvidas.

Em contrapartida, o motivo para a suspensão do Compra Fora não foi informado e, como você já sabe, não há previsão de retorno. Um comunicado por email emitido pelos Correios dá a entender que o serviço poderá ser reformulado ou, no pior cenário, encerrado definitivamente:

Com a aceleração do e-commerce ocorrida nos últimos anos, transformou-se não apenas o mercado, mas também a sociedade. Novos anseios culminaram em novos desafios, onde empresas do mundo todo se modernizaram para oferecer soluções que atendam às demandas de seus clientes. Essa dinâmica, naturalmente, torna alguns produtos obsoletos, ao mesmo tempo em que apresenta novas alternativas.

Buscando focar nas necessidades prioritárias do mercado, comunicamos que o serviço Compra Fora está temporariamente suspenso. Para sua conveniência, o serviço Compra Fora continuará funcionando normalmente até 30 de setembro de 2021, para que seja possível concluir os processos de compra que por ventura você tenha iniciado. As encomendas que já estão em processo de envio ao destinatário serão feitas sem interrupção.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados