Mozilla testa troca de Google por Bing como buscador padrão no Firefox

Mozilla vem trabalhando em projetos alternativos ao Google, apesar de contrato atual com a Gigante da Internet ser válido até 2023

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos
Firefox testa Bing como navegador padrão (Imagem: Reprodução/Mozilla)
Firefox testa Bing como navegador padrão (Imagem: Reprodução/Mozilla)

A Mozilla começou a testar silenciosamente a troca do Google pelo Microsoft Bing como buscador padrão do Firefox. O experimento, implementado no início de setembro, está em curso para 1% dos usuários de desktop, e a empresa não entrou em detalhes sobre os motivos do estudo. Atualmente, a Mozilla tem um contrato com o Google para manter seu mecanismo de buscas como padrão, com prazo para até 2023.

O acordo entre a Mozilla e o Google teria valor de aproximadamente US$ 400 milhões por ano, segundo estimativas de fontes da indústria, e não há indícios de que ele não será renovado em 2023, então não há motivos para alarde. Ao TechRadar, a companhia disse apenas que:

“Como parte da otimização da experiência do Firefox, realizamos estudos regularmente. No momento, estamos realizando um estudo que pode fazer com que alguns usuários percebam que seu mecanismo de pesquisa padrão foi alterado. Para voltar ao mecanismo de pesquisa de sua escolha, os usuários podem seguir estas etapas.”

Além disso, vale ressaltar que a maior parte da receita da empresa responsável pelo Firefox vem de buscadores que pagam para ser opção padrão em determinadas regiões — é o caso do Baidu, na China. Obviamente, o Google representa a maior fatia nesse bolo — segundo o StatCounter, o buscador representa mais de 90% do market share no segmento, seguido por Bing com apenas 2,48%.

Mozilla trabalha em alternativas ao Google

De acordo com Selena Deckelmann, vice-presidente sênior do Firefox, a companhia está trabalhando em novos objetivos para curadoria e reunião de informações na web, visando se tornar uma alternativa para ajudar o usuário a escapar de sobrecarga de informações e encontrar o que busca de forma precisa e segura.

Como parte dessa estratégia para o futuro, a Mozilla apresentou o Firefox Suggest recentemente — o recurso oferece links possivelmente interessantes da Wikipedia ou outros parceiros, e pode incluir também resultados de busca patrocinados, como links do eBay.

Por enquanto, o Firefox Suggest está disponível apenas para quem usa o browser em Inglês, e tem o objetivo de ser “um guia confiável para encontrar o melhor da web”, segundo Deckelmann.

Já a Microsoft se mostrou disposta a substituir o Google na Austrália no início deste ano, após ameaças de suspensão dos serviços da empresa rival devido a uma nova lei que poderia exigir o pagamento para exibir notícias de terceiros. O bloqueio, porém, não foi à frente depois que o Google concluiu as negociações com as autoridades australianas.

Com informações: TechRadar, FastCompany

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados