Notícias Aplicativos e Software

Microsoft atualiza app que diz se seu PC é compatível com Windows 11 (de novo)

Microsoft relança PC Health Check, aplicativo que indica se o computador atende aos requisitos mínimos para instalar o Windows 11

Bruno Gall De Blasi
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Microsoft liberou, durante o anúncio do Windows 11, uma ferramenta para saber se o computador atende aos requisitos mínimos do sistema. Depois, a companhia atualizou o PC Health Check para também dizer o motivo de o PC não ser compatível com o sucessor do Windows 10, e limitou o app a participantes do Windows Insider. Agora, a nova versão do aplicativo está disponível novamente a todos os usuários.

Notebook com Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)
Notebook com Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)

Microsoft relança ferramenta PC Health Check

O app, que é conhecido como Verificação do Estado de Funcionamento do PC em português, marcou a sua estreia no anúncio do Windows 11, em junho. Mas, durante a polêmica envolvendo os requisitos mínimos de sistema, a Microsoft retirou o aplicativo do ar. Depois, em 31 de agosto, a empresa prometeu relançá-lo “em breve”.

Agora, o aplicativo está de volta a todos os usuários. Através do PC Health Check, é possível veriicar se o computador atende aos requisitos mínimos do novo sistema operacional. E se a resposta for não, a ferramenta de diagnóstico ainda diz o motivo da incompatibilidade, assim como na versão 2.3 apresentada em junho.

O PC Health Check é gratuito e está disponível para download no site da Microsoft: microsoft.com.

PC Health Check indica se computador é compatível ou não com Windows 11 (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)
PC Health Check indica se computador é compatível ou não com Windows 11 (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

Quais são os requisitos mínimos do Windows 11?

A Microsoft vai liberar o Windows 11 através de uma atualização gratuita a partir de outubro. Para instalar a atualização, os computadores precisam atender a uma lista de requisitos mínimos para que sejam compatíveis com o sucessor do Windows 10, como a presença do módulo de segurança TPM 2.0. Confira as especificações exigidas a seguir:

  • Processador compatível de 1 GHz ou superior com dois ou mais núcleos (64 bits);
  • RAM de 4 GB ou mais;
  • Armazenamento de 64 GB ou mais;
  • Tela com resolução HD (720p) maior que 9 polegadas;
  • Chip gráfico (GPU) compatível com DirectX 12 ou superior e driver WDDM 2.0;
  • Compatibilidade com UEFI, Secure Boot e TPM 2.0.

Caso o computador não seja compatível, a Microsoft recomenda o uso do Windows 10. “Iremos oferecer suporte ao Windows 10 até 14 de outubro de 2025 e recentemente anunciamos que a próxima atualização de recurso do Windows 10 virá ainda este ano”, afirmaram.

Com informações: XDA-Developers

Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Entrou para o Tecnoblog em 2020 e também escreveu para o TechTudo e iHelpBR.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque