Roblox vai exigir comprovação de idade com foto para usar chat de voz

O recurso de Voz Espacial de Roblox será exclusivo para maiores de 13 anos que passarem pelo sistema de verificação de identidade

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Roblox (Imagem: Divulgação/Roblox Corporation)
Roblox (Imagem: Divulgação/Roblox Corporation)

A plataforma de jogos Roblox vai lançar uma nova função de chat de voz chamada Spatial Voice — Voz Espacial, em português. Com essa ferramenta, será possível falar com outras pessoas dentro dos games de forma realista, como se a voz dos jogadores saísse dos próprios avatares. Contudo, para usar o recurso o usuário deverá confirmar sua idade por meio de um sistema de verificação de identidade.

Essa verificação de identidade foi incluída para assegurar que o chat de voz não seja usado por crianças menores de 13 anos. O sistema é opcional — ou seja, ninguém é obrigado a aceitar —, porém, quem quiser habilitar a Voz Especial terá que escanear um documento de identidade original (RG, CPF, CNH, passaporte, entre outros) e fazer upload de uma selfie.

Vale mencionar que a foto precisa ser feita na hora pelo aplicativo de Roblox. Assim, a plataforma pode confirmar que a selfie pertence a um ser humano real e vivo, dificultando a vida de pessoas que pensam em burlar o sistema com fotos antigas de parentes adultos.

O sistema poderá ser usado por criadores de jogos

Segundo a Roblox Corporation, o recurso também poderá ser usado por desenvolvedores de jogos para selecionar possíveis ajudantes para seus projetos. “Os criadores podem considerar a verificação de identidade como um sinal de confiança ao procurar colaboradores na plataforma. O selo de verificado permite que a comunidade saiba que a pessoa é quem ela diz ser”, disse a empresa em seu blog oficial.

O sistema de verificação de identidade está sendo implementado em Roblox a partir desta quarta-feira (22) para alguns criadores selecionados e deve chegar em breve para todos os usuário. Já o chat de Voz Espacial será lançado até o final de 2021, ainda sem uma data exata confirmada.

Com informações: IGN, PCGamesN.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados