Windows 11 chega à fase Release Preview, última antes do lançamento

Canal Release Preview é a última etapa antes da versão final do Windows 11 ser lançada; imagem .ISO já está disponível

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses
Menu Iniciar e barra de tarefas do Windows 11 (imagem: reprodução/Microsoft)

O Windows 11 está chegando. A Microsoft confirmou o dia 5 de outubro como data para o seu lançamento oficial. É por isso que a companhia liberou, nesta semana, o Release Preview do sistema operacional. Trata-se de uma versão quase finalizada e que, por isso, praticamente dá acesso antecipado ao produto final.

A Microsoft vinha liberando o Windows 11 nos canais Beta e Dev do Windows Insider, programa gratuito de testes do sistema operacional voltado a desenvolvedores (mas que pode ser acessado por qualquer pessoa interessada).

Mas também existe o canal Release Preview, que é direcionado a testes de atualizações que estão prontas (ou quase) para serem liberadas. Na quinta-feira (23), a Microsoft liberou a compilação 22000.194 do Windows 11 nesse canal para todos os usuários — até então, somente empresas tinham acesso à versão no Release Preview.

A liberação nesse canal a menos de duas semanas do lançamento da versão final indica que funcionalidades novas ou grandes alterações não devem mais ser apresentadas. Podemos esperar, no máximo, por pequenas atualizações para correções de falhas ou ajustes.

Para participantes do Windows Insider, a atualização a partir do Windows 10 pode ser obtida a partir das configurações do Programa Windows Insider (digite esse nome no campo de pesquisa do Windows para localizá-lo), desde que o computador seja compatível.

Atualização para o Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)
Atualização para o Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)

Outra opção, também disponível dentro do Windows Insider, é fazer download da imagem .ISO do Windows 11 para instalações limpas.

Windows 11: novo visual, apps renovados e mais

Mais do que a renovação visual, o Windows 11 atrai os olhares por trazer recursos novos. Entre eles estão uma barra de tarefas com ícones que podem ser centralizados, uma área de widgets, integração com o Microsoft Teams, mais funcionalidades para jogos e aplicativos nativos redesenhados, a exemplo do Paint e do Fotos.

Outra novidade importante do sistema operacional é a compatibilidade com aplicativos para Android 11. Isso é possível graças a um parceria que integra a Amazon Appstore à Microsoft Store. O suporte a apps de Android só estará disponível para o público em geral a partir de 2022, porém.

Veja mais detalhes sobre o Windows 11 aqui.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados