Google Meet começa a liberar legendas com tradução ao vivo em português

Google Meet experimenta recurso que traduz conversas em inglês para português, espanhol e outros idiomas através de legendas

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Meet para computador (Imagem: Divulgação/Google)
Google Meet para computador (Imagem: Divulgação/Google)

Google Meet ganhou legendas com tradução ao vivo. Ainda em fase experimental, a função começou a ser liberada a alguns usuários nesta segunda-feira (27) e é capaz de converter falas em inglês para outros idiomas, como o português. A função já está sendo liberada para assinantes do Google Workspace de planos elegíveis.

A função visa tornar as reuniões do Meet mais acessíveis. “As legendas traduzidas ao vivo ajudam os participantes da chamada de vídeo a se comunicarem melhor, traduzindo um idioma falado para legendas em outro idioma”, anunciaram. Atualmente, é possível traduzir apenas do inglês para alemão, espanhol, francês e português.

“As legendas traduzidas ajudam as videochamadas do Google Meet a serem mais globais, inclusivas e eficazes”, explicaram. “Isso pode ser particularmente útil para reuniões gerais e programas de treinamento com equipes distribuídas globalmente, garantindo que todos os funcionários entendam e não sejam prejudicados por suas habilidades no idioma”.

Ainda não se sabe quando e se o recurso chegará à versão estável do Meet. O Google também observou que o recurso “pode não ter a melhor qualidade de tradução”.

Google Meet experimenta legendas com tradução ao vivo (Imagem: Divulgação/Google)
Google Meet experimenta legendas com tradução ao vivo (Imagem: Divulgação/Google)

Google Meet testa legendas com tradução ao vivo

A nova função da plataforma de chamadas de vídeo do Google está disponível somente na versão beta. Para utilizá-la, o administrador do domínio precisa aderir ao programa de testes. Em seguida, é preciso realizar o seguinte procedimento para ativá-la em uma conversa do Meet em andamento pelo computador:

  1. Clique no menu de três pontinhos;
  2. Escolha a opção em “Configurações”;
  3. Abra a aba “Legendas”;
  4. Ative as legendas em inglês;
  5. Habilite e a opção “Translated captions” (“Legendas traduzidas”, em tradução livre) e escolha um idioma para ser traduzido.

As legendas traduzidas serão exibidas na parte inferior da plataforma logo em seguida. No canto direito, o usuário ainda tem um atalho que leva para as configurações do recurso. Também é possível alternar a visualização da legenda entre inglês ou o idioma escolhido, como português, espanhol, entre outros, com um único clique. 

A versão beta do recurso está disponível apenas para assinantes do Google Workspace Business Plus, Enterprise Standard, Enterprise Plus, Education Plus e Teaching & Learning Upgrade. “Não disponível para reuniões organizadas pelo Google Workspace Essentials, Business Starter, Business Standard, Enterprise Essentials, Education Fundamentals, Frontline e Nonprofits, bem como clientes do G Suite Basic e Business”, afirmaram.

Com informações: Android Central e Google Workspace Updates

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados