Fairphone 4 é um celular sustentável com garantia de cinco anos

Novo Fairphone 4 possui câmera dupla de 48 megapixels, 5G e bateria removível de 3.905 mAh em sua ficha técnica intermediária

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Fairphone 4 é o novo celular sustentável com design modular da marca. Anunciado pela fabricante nesta quinta-feira (30), a nova geração do smartphone se destaca pela garantia de cinco anos e pela facilidade para realizar reparos. O telefone ainda tem câmera dupla de 48 megapixels e suporte ao 5G na ficha técnica intermediária.

O lançamento repete a receita das gerações anteriores, incluindo a promessa de passar bastante tempo nas mãos do usuário. É possível desmontá-lo com facilidade para trocar a câmera e a tela, por exemplo, com peças vendidas no site da fabricante. O smartphone ainda alcançou a nota 9,3 de 10 no índice de reparabilidade da França.

A Fairphone ainda oferece garantia de cinco anos para manter esse compromisso. Segundo o site da marca, o recurso é aplicado a quem registrar e comprar o celular antes de 31 de dezembro de 2022. Além disso, o smartphone sai da caixa com Android 11 e deve receber atualizações por um longo período, como foi o caso do Fairphone 3.

Nova geração de celular da Fairphone mantém design modular (Imagem: Divulgação)
Nova geração de celular da Fairphone mantém design modular (Imagem: Divulgação)

Novo celular da Fairphone tem câmera dupla de 48 MP

Outro destaque do lançamento fica pelo conjunto fotográfico duplo com suporte ao HDR. Tanto a câmera principal quanto a secundária, que possui lente ultrawide, têm resolução de 48 megapixels. Já a câmera frontal, para tirar selfies e fazer chamadas de vídeo, tem 25 megapixels e está posicionada em um notch em forma de gota.

A ficha técnica é formada pelo processador Qualcomm Snapdragon 750Go mesmo do Samsung Galaxy A52 5G, e pela RAM de até 8 GB. Os consumidores também contam com opções de armazenamento de até 256 GB. A bateria de 3.905 mAh, por sua vez, é removível. Mas o carregador e o cabo USB-C são vendidos separadamente.

A tela mede 6,3 polegadas e tem resolução Full HD+. Além disso, o Fairphone 4 possui leitor de impressões digitais, mas deixou a entrada dedicada para fones de ouvidos (3,5 mm) de lado. Em termos de conectividade, o lançamento possui suporte ao 5G e NFC, além de entradas para dois chips de operadora (Dual SIM) e para cartão microSD.

Fairphone 4 está disponível em três opções de cores (Imagem: Divulgação/Fairphone)
Fairphone 4 está disponível em três opções de cores (Imagem: Divulgação/Fairphone)

Preço e disponibilidade

O celular já está em pré-venda no site da fabricante com preços sugeridos a partir de 579 euros. É possível comprar o lançamento em três opções de cores: cinza, verde e verde salpicado. Confira os preços sugeridos do celular para a Europa a seguir:

  • 6 GB + 128 GB (cinza): 579 euros (cerca de R$ 3.610 em conversão direta);
  • 8 GB + 256 GB (todas as cores): 649 euros (por volta de R$ 4.045).

Não há previsão de lançamento do Fairphone 4 no Brasil.

Fairphone 4 – ficha técnica

Fairphone 4
TelaIPS LCD de 6,3 polegadas com resolução Full HD+ (2340 x 1080 pixels), proteção Gorilla Glass 5, aspecto de 19,5:9 e densidade de 410 ppi
ProcessadorQualcomm Snapdragon 750G (octa-core de até 2,2 GHz)
RAM6 GB ou 8 GB
Armazenamento128 GB ou 256 GB, compatível com cartão de memória microSD de até 2 TB
Câmera traseira– principal: 48 megapixels (f/1,6)
– ultrawide: 48 megapixels (f/2,2 e ângulo de visão de 120º)
Câmera frontal25 megapixels (f/2,2)
Bateria3.905 mAh (removível), sem carregador e cabo USB-C na caixa
Sistema operacionalAndroid 11
Conectividadeporta USB-C, 5G, 4G, 3G, 2G, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac (2,4 GHz e 5 GHz), Bluetooth 5.1, GPS e NFC
Maisdesign modular, leitor de impressões digitais, eSIM, certificação IP54, entrada para dois chips de operadora (Dual SIM)
Dimensões162 x 75,5 x 10,5 mm
Peso225 gramas
Corescinza, verde e verde salpicado

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados