Android 12 da Samsung leva cores do Material You a celulares Galaxy

Nova versão de testes da One UI 4 com Android 12 para celulares Samsung Galaxy altera cores do sistema com base no papel de parede

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O segundo beta da One UI 4 com Android 12 veio a público nesta terça-feira (5). A atualização traz uma função do Material You à interface para celulares Samsung Galaxy que altera o esquema de cores do sistema com base nos tons do papel de parede. A nova versão também chega aos usuários com a função de RAM virtual.

A nova versão experimental do Android 12 para smartphones da Samsung integra recursos do Material You. De acordo com o Google, a ideia por trás do conceito é oferecer um design “pessoal para cada estilo, acessível para todas as necessidades, e adaptáveis ​​para cada tela”. É o caso das cores, que se tornaram personalizáveis.

Assim como na versão “pura” do sucessor do Android 11, que foi lançada no começo da semana, a One UI 4 Beta pega os tons de cores do papel de parede para serem aplicados no sistema. Segundo o SamMobile, a configuração aparece logo após a escolha de um novo wallpaper: é através dela que o usuário poderá escolher qual será o esquema de cores dos botões, ícones e outros elementos da interface.

Por ora, há alguns bugs no recurso. O site informa que nem sempre as cores são alteradas após a seleção de um novo plano de fundo; para que funcione, é preciso reiniciar o celular. No entanto, como se trata de uma versão de testes da One UI 4 com Android 12, a Samsung deve reparar esta falha nas próximas atualizações. 

One UI 4 Beta 2 traz elementos de cores da interface Material You (Imagem: Reprodução/SamMobile)
One UI 4 Beta 2 traz elementos de cores da interface Material You (Imagem: Reprodução/SamMobile)

One UI 4 com Android 12, da Samsung, ganha RAM Plus

A One UI 4 Beta 2 ainda chegou aos participantes do programa de testes com outras novidades. É o caso da RAM Plus, a função de memória virtual para celulares da Samsung, que pega parte do armazenamento “emprestado” para expandir a RAM em 4 GB. O recurso já está disponível para donos do Galaxy A52s 5G e Galaxy Z Fold 3.

A versão experimental da interface da Samsung com Android 12 foi anunciada em setembro. Naquela época, a marca iniciou os testes para que usuários pudessem ter acesso antecipado à atualização. Em troca, eles compartilham detalhes sobre a sua experiência e falhas para incrementar o update antes de ser liberado a todos.

RAM Plus em um celular da linha Galaxy S21 com One UI 4 Beta e Android 12 (Imagem: Reprodução/SamMobile)
RAM Plus em um celular da linha Galaxy S21 com One UI 4 Beta e Android 12 (Imagem: Reprodução/SamMobile)

Somente proprietários do Galaxy S21S21+ e S21 Ultra podem participar do programa neste momento. A iniciativa também está limitada a alguns países, como Alemanha, China, Estados Unidos, entre outros (o Brasil não está na lista). A expectativa é de que a Samsung comece a liberar a versão final ainda neste ano a celulares elegíveis.

Com informações: SamMobile (1 e 2)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados