Início / Notícias / Celular /

Android 12 da Samsung leva cores do Material You a celulares Galaxy

Nova versão de testes da One UI 4 com Android 12 para celulares Samsung Galaxy altera cores do sistema com base no papel de parede

Bruno Gall De Blasi

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O segundo beta da One UI 4 com Android 12 veio a público nesta terça-feira (5). A atualização traz uma função do Material You à interface para celulares Samsung Galaxy que altera o esquema de cores do sistema com base nos tons do papel de parede. A nova versão também chega aos usuários com a função de RAM virtual.

One UI 4 Beta com Android 12 para celulares da linha Samsung Galaxy S21 (Imagem: Divulgação/Samsung)
One UI 4 Beta com Android 12 para celulares da linha Samsung Galaxy S21 (Imagem: Divulgação/Samsung)

A nova versão experimental do Android 12 para smartphones da Samsung integra recursos do Material You. De acordo com o Google, a ideia por trás do conceito é oferecer um design “pessoal para cada estilo, acessível para todas as necessidades, e adaptáveis ​​para cada tela”. É o caso das cores, que se tornaram personalizáveis.

Assim como na versão “pura” do sucessor do Android 11, que foi lançada no começo da semana, a One UI 4 Beta pega os tons de cores do papel de parede para serem aplicados no sistema. Segundo o SamMobile, a configuração aparece logo após a escolha de um novo wallpaper: é através dela que o usuário poderá escolher qual será o esquema de cores dos botões, ícones e outros elementos da interface.

Por ora, há alguns bugs no recurso. O site informa que nem sempre as cores são alteradas após a seleção de um novo plano de fundo; para que funcione, é preciso reiniciar o celular. No entanto, como se trata de uma versão de testes da One UI 4 com Android 12, a Samsung deve reparar esta falha nas próximas atualizações. 

One UI 4 Beta 2 traz elementos de cores da interface Material You (Imagem: Reprodução/SamMobile)
One UI 4 Beta 2 traz elementos de cores da interface Material You (Imagem: Reprodução/SamMobile)

One UI 4 com Android 12, da Samsung, ganha RAM Plus

A One UI 4 Beta 2 ainda chegou aos participantes do programa de testes com outras novidades. É o caso da RAM Plus, a função de memória virtual para celulares da Samsung, que pega parte do armazenamento “emprestado” para expandir a RAM em 4 GB. O recurso já está disponível para donos do Galaxy A52s 5G e Galaxy Z Fold 3.

A versão experimental da interface da Samsung com Android 12 foi anunciada em setembro. Naquela época, a marca iniciou os testes para que usuários pudessem ter acesso antecipado à atualização. Em troca, eles compartilham detalhes sobre a sua experiência e falhas para incrementar o update antes de ser liberado a todos.

RAM Plus em um celular da linha Galaxy S21 com One UI 4 Beta e Android 12 (Imagem: Reprodução/SamMobile)
RAM Plus em um celular da linha Galaxy S21 com One UI 4 Beta e Android 12 (Imagem: Reprodução/SamMobile)

Somente proprietários do Galaxy S21S21+ e S21 Ultra podem participar do programa neste momento. A iniciativa também está limitada a alguns países, como Alemanha, China, Estados Unidos, entre outros (o Brasil não está na lista). A expectativa é de que a Samsung comece a liberar a versão final ainda neste ano a celulares elegíveis.

Com informações: SamMobile (1 e 2)