Windows 11 tem bug que traz de volta a barra de tarefas da versão anterior

Usuários que instalaram o Windows 11 por meio do assistente de atualização da Microsoft também contam que o Menu Iniciar não funciona

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses
Notebook com Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)

Mais uma dor de cabeça para a Microsoft. Alguns usuários relatam que, após atualizar para o Windows 11, o sistema continua com a barra de tarefas da versão anterior. Além disso, o Menu Iniciar simplesmente não funciona. Mas calma, tem conserto.

Os casos começaram a surgir no Reddit e foram repercutidos no site Bleeping Computer. Em praticamente todos eles, a atualização foi feita usando o assistente de atualização fornecido pela Microsoft em seu site.

O problema não chega a ser novidade — ele apareceu ainda no programa Insider, na build 22000.194.

Como consertar a barra de tarefas e o Menu Iniciar

Por enquanto, não há um modo oficial para obter a barra de tarefas do Windows 11, mas os usuários encontraram várias soluções possíveis.

O Windows é 11, mas a barra de tarefas é 10
O Windows é 11, mas a barra de tarefas é 10 (Imagem: Mastermind1703/Reddit)

Uma delas consiste em desinstalar a última atualização cumulativa do sistema e reinstalá-la usando o Windows Update. Era isso que a Microsoft recomendava antes do lançamento oficial do Windows 11, ainda na fase beta.

Outro modo de resolver é criar uma nova conta de usuário e transferir todos os seus arquivos para lá.

O jeito mais fácil, porém, é revalidar e reparar arquivos de sistema corrompidos. Para isso, abra o Prompt de Comando como administrador, digite sfc /scannow e dê um Enter. Se tudo der certo, a nova barra de tarefas deve aparecer. Caso isso não aconteça, tente reiniciar o sistema.

Windows 10 diz que PC compatível não cumpre requisitos

Essa não é a primeira notícia de problemas envolvendo o novo sistema operacional. Nesta mesma quinta-feira (7), o Tecnoblog falou sobre um bug na ferramenta de atualização nativa do Windows 10.

Ela deveria verificar se a máquina tem os requisitos mínimos para a versão mais recente. No entanto, mesmo quando o computador cumpre essas exigências, aparece uma mensagem dizendo que o equipamento não é compatível.

A Microsoft já admitiu o erro neste caso. Além disso, é possível recorrer a outros métodos para instalar o Windows 11, como o assistente de atualização, a mídia de inicialização e a imagem de disco.

Barra de tarefas do Windows 11 gerou polêmica

O Windows 11 traz várias novidades em sua interface, e a barra de tarefas é uma delas. Os ícones agora ficam centralizados, e a Microsoft deixou essa parte do sistema mais simples.

Pois este foi justamente o problema: para algumas pessoas, ficou simples demais. Não é mais possível arrastar um arquivo e soltá-lo sobre um atalho na barra para abri-lo com aquele programa. A Microsoft, porém, já admite estar testando a volta desse recurso para não deixar desamparados os usuários mais avançados.

Além disso, o relógio não tem mais a opção de exibir segundos, o calendário não se integra mais com a agenda e não é possível desagrupar itens da barra. Quanto a essas alterações, parece que o jeito vai ser mesmo se acostumar.

Com informações: Bleeping Computer

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados