WhatsApp deixará você escolher se guarda fotos, áudios e outros no backup

WhatsApp prepara novos ajustes para gerenciar os tipos de mídias que serão adicionados nas cópias de segurança que ficam guardadas na nuvem

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp no Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

WhatsApp vai oferecer novas configurações de backup em breve. O aplicativo de mensagens vai ganhar opções para gerenciar os tipos de mídias, como fotos, vídeos, áudios e mais, que também serão guardados nas cópias de segurança guardadas na nuvem. As informações foram reveladas pelo WABetaInfo nesta segunda-feira (11).

Os detalhes da mudança foram encontrados na versão 2.21.21.7 do WhatsApp Beta para Android. O site informa que os usuários poderão gerenciar o tamanho do backup. Este controle será realizado através da seleção dos tipos de arquivos que vão compor o arquivo, além das mensagens e definições do app, que são obrigatórias.

A atualização pretende oferecer mais controle às cópias de segurança. Pelas configurações de backup, será possível escolher se o arquivo também vai guardar as fotos, áudios, vídeos, documentos e outros tipos de mídia. A cargo de comparação, atualmente, só é possível escolher se haverá a inclusão de vídeos ou não.

O usuário ainda poderá saber o peso de cada categoria que será submetida à cópia de segurança. Na captura de tela publicada pelo site, por exemplo, o app de mensagens indica que a categoria “outras mídias” acumula 27 GB de arquivos. Assim, é possível saber e controlar o peso do backup antes de ser enviado para a nuvem.

Ainda não se sabe quando o recurso chegará aos usuários.

WhatsApp terá novas opções para gerenciar mídias guardadas em backup (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
WhatsApp terá novas opções para gerenciar mídias guardadas em backup (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

WhatsApp prepara melhorias para a organização grupos

Outra possível novidade do mensageiro veio a público nesta segunda-feira (11). É o caso das “Comunidades”, um recurso que deve ser destinado à organização de grupos do aplicativo de mensagens. Mas ainda não há informações sobre o lançamento e sobre como a nova ferramenta da plataforma funcionará.

O mensageiro ainda está trabalhando em um botão para pausar a gravação de mensagens de voz. Ao pressioná-lo, os usuários poderão retomar a fala em outro momento caso aconteça alguma interrupção, sem precisar começar tudo do zero. O recurso, que deu as caras no app para iPhone, também está indisponível aos usuários.

As demais ferramentas ainda no forno ficam pelo backup com criptografia de ponta a ponta, que começou a chegar ao WhatsApp Beta para iOS. Também há a possibilidade de manter a reprodução de áudios mesmo ao fechar uma conversa. Por fim, o mensageiro deve permitir o uso da mesma conta em mais de um celular no futuro.

Com informações: WABetaInfo

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados