MacBook Pro de 16 polegadas com Apple M1 Max tem “botão turbo” virtual

MacBook Pro de 16 polegadas com Apple M1 Max terá opção para incrementar o seu desempenho; notebook tem visual novo e tela mini-LED com notch

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
MacBook Pro com chip M1 Pro ou M1 Max tem tela com notch

Apple anunciou uma nova geração do MacBook Pro de 16 polegadas no começo da semana. Além do novo processador Apple M1 Max, o notebook também contará com um recurso que lembra o antigo botão Turbo, conhecido como “modo alto desempenho”. As informações foram reveladas pelo MacRumors nesta quinta-feira (21).

Esta não é a primeira vez que o recurso é revelado. Em setembro, rastros do suposto “modo alto desempenho” foram encontrados no código-fonte do oitavo beta do macOS Monterey. Agora, a Apple confirmou a existência da função, que será o oposto do “modo pouca energia” utilizado para economizar a bateria do computador.

O site informa que apenas o MacBook Pro de 16 polegadas com Apple M1 Max terá suporte à opção que pode ser útil a quem está trabalhando com edições de vídeos, por exemplo. “Seu Mac otimizará o desempenho para melhor suportar tarefas que consomem muitos recursos”, informa a descrição encontrada na versão de testes do sistema. “Isso pode resultar em um barulho mais alto da ventoinha.”

Para refrescar a memória, o botão Turbo é um velho conhecido de quem teve um computador lá pelos anos 1980 e 1990. Mas, ao contrário do que o nome sugere, a tecla “desacelerava” o computador a fim de manter a compatibilidade com programas mais antigos. Isto acontecia porque alguns apps ficavam rápidos demais ao serem executados em PCs mais recentes. Para evitar este problema, a função ajustava o clock do processador para que os aplicativos e jogos rodassem em um ritmo normal.

Você se lembra do botão Turbo de computadores antigos? (Imagem: CodeOne/WikiMedia Commons)
Você se lembra do botão Turbo de computadores antigos? (Imagem: CodeOne/WikiMedia Commons)

Apple lança novo MacBook Pro com Apple M1 Max e Pro

A Apple apresentou a nova geração do MacBook Pro nesta segunda-feira (18). O modelo de 16 polegadas possui visual renovado com um notch na tela, tecnologia mini-LED e conector MagSafe. Além disso, o computador é embalado com os processadores Apple M1 Max e Apple M1 Pro, a depender da opção escolhida na aquisição.

O Apple M1 Max é o mais poderoso. O chip traz 57 bilhões de transistores e largura de banda para memória de 400 GB/s. O componente também tem dez núcleos para a CPU e até 32 núcleos para gráficos. O processo de fabricação é de 5 nanômetros.

O Apple M1 Pro também diz a que veio. De acordo com a Apple, o componente oferece desempenho de CPU até 70% superior que a primeira edição do Apple M1, lançada no fim do ano passado. O chip ainda possui 33,7 bilhões de transistores.

A Apple também lançou uma edição do notebook com 14 polegadas. No Brasil, os preços do MacBook Pro com Apple M1 Max serão de até R$ 78 mil.

Com informações: MacRumors e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados