macOS Monterey é lançado pela Apple com modo Foco e novo Safari

Versão final do macOS Monterey, sistema operacional da Apple para computadores, é liberada a todos com modo Foco e novo Safari

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
MacBook Pro com macOS 12 Monterey (Imagem: Divulgação/Apple)
MacBook Pro com macOS 12 Monterey (Imagem: Divulgação/Apple)

Apple liberou, nesta segunda-feira (25), a versão final do macOS Monterey a todos os usuários. A atualização do sistema operacional para Macs marca sua estreia com modo Foco, assim como no iOS 15, e uma nova versão do Safari. O update está disponível gratuitamente para computadores elegíveis com processador Intel e Apple M1.

O macOS 12 marca sua estreia um mês após o lançamento do iOS 15 e iPadOS 15. Assim como nos celulares e tablets da Apple, o sistema conta com o modo Foco, uma espécie de Não Perturbe melhorado. Dessa forma, é possível criar perfis para controlar notificações e demais funções enquanto trabalha, estuda, entre outras atividades.

app Atalhos (Shortcuts) é outro recurso que foi levado dos dispositivos móveis para os Macs. Através dele, os usuários podem automatizar tarefas para serem facilmente acionadas com um único clique ou por meio de outros comandos. Entre as possibilidades, está a criação de GIFs, abertura rápida de novas anotações e mais.

Modo Foco do macOS 12 Monterey (Imagem: Divulgação/Apple)
Modo Foco do macOS 12 Monterey (Imagem: Divulgação/Apple)

Além do AirPlay para Mac, o Safari também recebeu algumas novidades com a atualização. O browser agora conta com agrupamentos de abas que podem ser sincronizados com outro Mac, iPhone e iPad conectados na mesma conta do iCloud. Além disso, o navegador ganhou uma opção para fazer anotações rápidas.

A Apple também revelou outras funções do sistema durante a WWDC 2021 que ainda não estão disponíveis. É o caso do SharePlay, para assistir a filmes e séries, ouvir músicas e afins com amigos através de chamadas de vídeo pelo FaceTime. As demais novidades anunciadas no evento de junho ficam pelo Controle Universal.

Novo Safari para macOS 12 Monterey (Imagem: Divulgação/Apple)

Quais Macs são compatíveis com o macOS Monterey?

O macOS Monterey está disponível para computadores da Apple com processadores Intel e Apple M1. Vale lembrar, no entanto, que nem todos os recursos estão disponíveis aos dispositivos que não tenham chip com arquitetura ARM (Apple Silicon). Confira quais Macs são compatíveis com o sucessor do macOS Big Sur a seguir:

  • MacBook: começo de 2016 ou superior.
  • MacBook Air: início de 2015 ou posterior;
  • MacBook Pro: início de 2015 ou posterior;
  • iMac: final de 2015 ou posterior;
  • iMac Pro: modelo de 2017 ou superior;
  • Mac Pro: final de 2013 ou posterior;
  • Mac Mini: final de 2014 ou posterior;

A nova versão do sistema operacional está disponível gratuitamente aos usuários com computadores e notebooks da Apple elegíveis. Saiba como atualizar o seu Mac.

A Apple também liberou o iOS 15.1, iPadOS 15.1, watchOS 8.1 e tvOS 15.1 nesta segunda-feira (25).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados